JayCoutinho - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 13/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde muito tempo, com a origem do português através do latim, a língua portuguesa sofreu modificações históricas e até hoje, no período atual (Redundância), mudanças ainda se estabelecem, visto que, (Sem vírgula) discussões para que a linguagem neutra seja introduzida no contexto social são presentes no Brasil. Todavia, se por algum motivo essa linguagem fosse inserida na sociedade a língua portuguesa seria perdida e pessoas sem acesso à educação seriam prejudicadas. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, é necessário destacar a perda da linguagem, conhecida e falada pelos nativos brasileiros, se o vocabulário neutro fosse introduzido. O novo acordo ortográfico, de 2009, trouxe mudanças significativas (Apresente essas mudanças) pois, (Sem vírgula) toda população precisou se adaptar, por meio de muita dificuldade (Vírgula) às novas regras ortográficas. No entanto, a língua neutra não traria somente mudanças na grafia como também mudanças no vocabulário, e o português, já conhecido atualmente, no qual demorou anos para se formar e se adaptar no Brasil mudaria (Melhore a construção dessa discussão). Logo, medidas para que a língua não mude precisam ser impostas.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, pessoas analfabetas seriam prejudicadas por um vocabulário novo. Embora que, o Ministério da Educação tenha lutado para que o número de analfabetos reduza, de acordo com o Instituto de Geografia e Estatísticas(IBGE), em 2018, havia mais de onze milhões de pessoas que não sabiam ler e escrever. Portanto, implementar um vocabulário novo no qual as barreiras da falta de ensino não foram superadas só traria mais problemas, pois somente a língua falada é conhecida pelas pessoas analfabetas. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Contudo, para que uma nova língua não seja introduzida na sociedade sem o intuito de beneficiar toda população, é necessário que o Ministério da Educação continue assegurando a disciplina de Língua Portuguesa nas instituições de ensino e a população continue adotando o português conhecido entre todos os brasileiros, dado que, (Sem vírgula) a língua portuguesa apresenta pronomes abrangendo todos os gêneros e não há necessidade de usar palavras novas. Somente assim, será evitado aprender uma nova linguagem e a língua falada cumprirá seu papel mais importante que a de comunicação.​​​​​​​ (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200