Whatsapp

Comunicação Civilizada

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 11/04/2022

PUBLICIDADE

A linguagem neutra não deve ser incorporada à forma culta da Língua Portuguesa, mas deve, em razão da situação comunicativa que norteia as relações interpessoais, ser objeto de estudo, conhecimento e inclusão. (Evite um parágrafo frasal. Formule a tese) 

Há quase uma década discute-se o uso de uma linguagem com a qual pessoas de determinados grupos sociais, como as do movimento LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) e as do movimento feminista, possam se identificar. A substituição de "todos" por "todes" ou "todex", e de "ele" por "elu" são algumas das mudanças propostas ao léxico. Em que pese a importância do tema no reconhecimento identitário no âmbito comunicacional, trazê-lo à norma culta terá efeito contrário ao da inclusão (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade), uma vez que há variações linguísticas igualmente identitárias que não tiveram esse status, a exemplo dos povos campestres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, deve ser conhecida e discutida nas escolas, universidades, bem como em sociedade por fazer parte de determinado contexto de comunicação, sendo esta imprescindível na existência da linguagem, além da marca civilizatória que possui, pois ao conhecer o interlocutor e suas particularidades tem-se um relacionamento mais humano e profícuo. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Posto isso, a linguagem neutra é consequência natural do dinamismo indubitável da língua, acrescentando à comunicação uma variedade linguística promovedora de inclusão e humanidade. (Evite um parágrafo frasal. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Apresente a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES