Whatsapp

Breve reflexão da linguagem neutra

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 11/04/2022

PUBLICIDADE

A linguagem neutra vem ocupando cada vez mais espaços na contemporaneidade. Usada por alguns grupos que a defendem como ferramenta de reflexão às causas de gênero, ela é também causa de discussão acerca de sua viabilidade na sociedade. Embora a Língua Portuguesa, (Sem vírgula) tenha mudado ao longo do tempo, o uso da língua não-binária é redundante e é um obstáculo na comunicação de uma parcela da população. (Melhore a contextualização do tema)

A língua é expressão de uma sociedade, por isso, (Sem vírgula) ela é mutante. Nesse sentido, há a ideia de que a neutralidade dos pronomes seja um avanço para incluir grupos marginalizados pelo preconceito. Apesar de não haver nenhuma comprovação, algumas consequências positivas são esperadas com o uso dessa nova linguagem, como a inserção ao mercado de trabalho e a redução de mortes causadas por preconceito. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade) 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a estratégia coesiva) Nesse contexto, o uso da língua não-binária envolve uma série de polêmicas que se referem ao Português. O idioma já possui termos genéricos e o uso de outro código linguístico seria redundante. Além disso, o uso de caracteres como o arroba e outros, (Sem vírgula) causaria certa confusão para outro grupo de pessoas que dependem de códigos claros para se comunicarem. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, verifica-se que a implementação da linguagem não-binária deve ser mais discutida a fim de se compreender o que de fato inclui pessoas na sociedade. O simples uso de um código que busca não identificar gênero, (Sem vírgula) não garante o respeito às causas de um grupo. É preciso criar espaços de diálogos que permitam que esse tipo de desigualdade seja dissipada. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES