A Inclusão e a Língua - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 11/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A linguagem neutra, criada com o intuito de incluir pessoas dos mais diversos gêneros e sexualidades, é muito controversa e polêmica desde sua invenção. (Truncamento) Pois visa alterar toda uma língua e suas regras ortográficas de maneira rápida e artificial, o que naturalmente gera repúdio da maioria da população. (Truncamento) Visto que já estão acostumadas a usar os pronomes já existentes em seu dia a dia. (Formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Por outro lado, há aqueles favoráveis a essa mudança na língua portuguesa. Geralmente compostos por militantes LGBTs (Desenvolva a sigla), os defensores da linguagem neutra afirmam que não há hoje na língua portuguesa, (Sem vírgula) pronomes suficientemente inclusivos para aqueles de diferentes identidades de gênero, o que gera o sentimento de não pertencimento da sociedade. É verdade que ainda existe muito preconceito e falta de respeito que devem ser combatidos. Mas na minha visão (Evite primeira pessoa), e na de especialistas na área, alterar as regras gramaticais para se adequar a um pequeno grupo é errôneo. (Truncamento) Devido à própria língua portuguesa já disponibilizar os mecanismos inclusivos, como "todos" e "eles", que englobam todos os gêneros, e não só o masculino. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, gostaria de ressaltar que é necessário sim o respeito e meios de incluir todos os seres humanos, independente de sua raça, etnia, sexualidade ou deficiência na sociedade, e propor a inalteração das regras gramaticais presentes em nossa língua hoje (Melhore a construção de sentido), mas uma conscientização pública sobre a língua portuguesa já proporcionar a inclusão necessária dos gêneros, e desmistificar sua desinclusão. Portanto, devemos focar naqueles que merecem uma inclusão verbal e não-verbal de fato, como os deficientes físicos, tais quais os cegos, mudos, surdos etc. (Truncamento) Que sofrem todos os dias com falta de inclusão e pouca assistência pública. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Apresente a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200