Com o uso intensivo da internet em período integral, é fácil surgir novas gírias, linguagens e significados. Passando as publicações do aplicativo Instagram, por exemplo, é comum ver escrito em uma publicação: “elx”, “namoradx”, “lind@”. Esse estilo de escrita pode alterar a compreensão do texto. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, devemos analisar o motivo do surgimento dessa “linguagem neutra”, em língua culta, para neutralizar um gênero gramatical usamos o “(a)”, exemplo, “ele(a)” (Melhore a construção dessa ideia). Chamar essa nova escrita de linguagem neutra é um grande equívoco, visto que à há outras formas existentes na linguagem culta para neutralizar o gênero. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vários estados têm leis bem definidas que abominam o uso da linguagem neutra nas escolas, em concursos públicos e em documentos oficiais. As leis determinam que o aprendizado da Língua Portuguesa deva deve ser feito de acordo com a norma culta. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, leis foram redigidas para que não ser sejam usadas esse tipo de linguagem nem em documentos oficiais (Vírgula) nem em meios de aprendizado. O aprendizado deve ser feito de acordo com a norma culta. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |