[Sem título] - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 11/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A linguagem neutra propõe o uso de expressões e trocas de letras nas palavras para evitar a binaridade entre os gêneros masculino e feminino. Por exemplo, amigos ficaria amigues e os pronomes ele e ela, (Sem vírgula) ficariam elu. (Contextualize o tema e formule a tese)

Em "Greys Anatomy", em exibição nos Estados Unidos, a 18ª temporada, introduziu a primeira pessoa médica não binário da série, na qual seu pronome é Elu (Melhore a apresentação dessa ideia). O debate sobre a linguagem neutra é importante pois todos podem opinar, assim como os que já usam a linguagem como a cantora Demi Lovato e o ator da série "The Umbrella Academy", Elliot page utiliza os pronomes ele/dele e Elu/delu. Tem também os que não concordam como a artista brasileira Nany People. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É um debate que pode se estender a vários anos e que pode se tornar uma ferramenta de inclusão para aqueles que não se reconhecem em nenhum outro pronome. É um assunto de suma importância, onde está sendo criado até leis para proibir o uso da linguagem, (Ponto final) Movimentos sociais como LGBTQ+ (Desenvolva a sigla)(Sem vírgula) lutam contra elas. A professoras que concordam com a proibição e a professoras que defendem a essa nova forma de se comunicar, como uma professora em Vitória no Espírito Santo na qual cumprimentou em um texto seus alunos ao dizer "todes bem vindes". (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É uma discussão que se refere a uma minoria, na qual deveria ter mais voz e ser ouvidos, o assunto é sobre eles e não de quem está tentando barrar a linguagem. Deveria ter reuniões e assembleias para discutir soluções, movimentos e conversas para o apoio a minoria não binário. O uso deveria ser apoiado para quem quiser usar e não marginalizado. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200