No filme, (Sem vírgula) “Encanto”, a protagonista, Mirabel, por nascer sem poderes em uma família repleta de dons é vista com olhares preconceituosos e ignorantes. Ao sair do contexto cinematográfico, constata-se que semelhante a situação da personagem, a linguagem neutra também é vista de forma negativa, já que representa uma ruptura do paradigma linguístico. Com efeito, torna-se válido discutir os motivos de tamanho preconceito, bem como a causa da ausência dos debates relacionados a essa temática. (Muito bem. Contextualizou o tema)
De início, o preconceito relacionado à comunidade “LGBT” (Desenvolva a sigla) inviabiliza um julgamento neutro a respeito dessa linguagem. Isso porque, o código referido torna-se voz e representante ativo dessa parcela da população, visto que promove , através das alterações no idioma , uma maior aceitação e acolhimento desse grupo. No entanto, o estigma carregado pelos mesmos, manifestado nos inúmeros crimes de ódio, que permeiam a esfera cotidiana, revelam traços de uma visão arcaica que tem por objetivo a manutenção de uma crença que é contra a diversidade cultural. Prova disso, pode ser vista no exemplo do Brasil que figura no topo dos países que mais matam LGBTs no mundo, o que evidencia o descuido com as questões LGBTs no país. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sob uma outra análise, o tabu referente a essa temática impede a construção de um diálogo eficiente. Nesse contexto, esse tabu ao carregar consigo reflexos de uma visão preconceituosa , que aflinge parte da população, acaba por promover um receio em discutir e debater sobre essas questões seja no seio familiar ou até mesmo em sala de aula , o que impede a construção de um senso crítico, ferramenta necessária para a desconstrução desse estigma. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário discutir medidas a fim de solucionar a falta de debates sobre a linguagem neutra. Para tanto, é dever do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos , responsável pela proteção desses grupos, em conjunto com o Ministério da Educação, responsável pelas questões educacionais, promover políticas públicas e palestras relacionadas ao tema. Sob este prisma , tal ação ocorrerá por meio de debates, dentro e fora da sala , que discutam questões referentes à linguagem neutra. Assim, tal ação terá por efeito a construção de um senso crítico consistente, no qual será combatido essse preconceito de foram com que a herdação do mesmo , (Sem vírgula) seja impedida. Desse modo, os olhares direcionados a linguagem neutra estejam distantes dos de Mirabel. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |