Respeito as diferenças - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 10/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme, (Sem vírgula) “Encanto”, a protagonista, Mirabel, por nascer sem poderes em uma família repleta de dons é vista com olhares preconceituosos e ignorantes. Ao sair do contexto cinematográfico, constata-se que semelhante a situação da personagem, a linguagem neutra também é vista de forma negativa, já que representa uma ruptura do paradigma linguístico. Com efeito, torna-se válido discutir os motivos de tamanho preconceito, bem como a causa da ausência dos debates relacionados a essa temática. (Muito bem. Contextualizou o tema)

De início, o preconceito relacionado à comunidade “LGBT” (Desenvolva a sigla) inviabiliza um julgamento neutro a respeito dessa linguagem. Isso porque, o código referido torna-se voz e representante ativo dessa parcela da população, visto que promove , através das alterações no idioma , uma maior aceitação e acolhimento desse grupo. No entanto, o estigma carregado pelos mesmos, manifestado nos inúmeros crimes de ódio, que permeiam a esfera cotidiana, revelam traços de uma visão arcaica que tem por objetivo a manutenção de uma crença que é contra a diversidade cultural. Prova disso, pode ser vista no exemplo do Brasil que figura no topo dos países que mais matam LGBTs no mundo, o que evidencia o descuido com as questões LGBTs no país. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Sob uma outra análise, o tabu referente a essa temática impede a construção de um diálogo eficiente. Nesse contexto, esse tabu ao carregar consigo reflexos de uma visão preconceituosa , que aflinge parte da população, acaba por promover um receio em discutir e debater sobre essas questões seja no seio familiar ou até mesmo em sala de aula , o que impede a construção de um senso crítico, ferramenta necessária para a desconstrução desse estigma. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário discutir medidas a fim de solucionar a falta de debates sobre a linguagem neutra. Para tanto, é dever do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos , responsável pela proteção desses grupos, em conjunto com o Ministério da Educação, responsável pelas questões educacionais, promover políticas públicas e palestras relacionadas ao tema. Sob este prisma , tal ação ocorrerá por meio de debates, dentro e fora da sala , que discutam questões referentes à linguagem neutra. Assim, tal ação terá por efeito a construção de um senso crítico consistente, no qual será combatido essse preconceito de foram com que a herdação do mesmo , (Sem vírgula) seja impedida. Desse modo, os olhares direcionados a linguagem neutra estejam distantes dos de Mirabel. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200