Durante a Revolução Francesa, a corte vivia uma vida de extremo luxo. Atitude essa que gerou fome e miséria para o povo. De maneira análoga, encontra-se a questão da linguagem neutra no Brasil que impactaria positivamente a parcela da população que não se identifica com os pronomes femininos e masculinos, porém dificultaria a acessibilidade de pessoas com carências especiais. Logo, é vital discutir que a temática exclui diversos grupos sociais e apontar suas consequências no meio digital. (Muito bem. Formulou a tese)
Mormente, é importante frisar que o objetivo da linguagem neutra é permitir que indivíduos que não se reconhecem com o seu gênero biológico tenham a possibilidade de se sentir representados. Porém, a forma como tentam alcançar essa inclusão excluem outros indivíduos. A cerca Acerca disso, é pertinente trazer dados levantados pelo IBGE (Desenvolva a sigla), no qual, (Sem vírgula) os quais apontam que cerca de 1,2% da população se considera não-binária, enquanto a população disléxica brasileira é de 15%. Dado ao o exposto, conclui-se que a nova forma de comunicação, na teoria, visa inserir os omitidos no corpo social, porém acarretam em mais exclusão para aqueles que têm dificuldades relacionadas à leitura (Melhore a construção dessa discussão). Dessa forma, aderir essa linguagem afetaria e excluiria grande parte da sociedade, desvirtuando seu intuito.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imprescindível abordar os impactos dessa política no que tange à tecnologia. Segundo Stive Jobs, "a tecnologia move o mundo", corroborando com a este pensamento está os pronomes sem gênero que são mais utilizados nas redes sociais. Estes, ocasionam em dificuldades para a compreensão dos textos aos analfabetos funcionais e aos que necessitam do suporte tecnológico para a leitura, como os deficientes visuais (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Assim, torna-se claro que não há necessidade de aderir a esta prática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses. A fim disso, o Ministério da Educação deve promover palestras informando as negativas envolvendo a questão e, além disso, nesta deverão ser distribuídas cartilhas educativas sobre os malefícios da problemática. Tudo isso, (Sem vírgula) por meio de um projeto de lei entregue à Câmara de Deputados. Essa iniciativa, (Sem vírgula) deverá ocorrer anualmente. Espera-se, com essa ação, a conscientização da população para que haja uma diminuição dessa política. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |