Whatsapp

Linguagem neutra: Inclusão ou exclusão?

Banco de Redações

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

Redação enviada em 10/04/2022

PUBLICIDADE

Durante a Revolução Francesa, a corte vivia uma vida de extremo luxo. Atitude essa que gerou fome e miséria para o povo. De maneira análoga, encontra-se a questão da linguagem neutra no Brasil que impactaria positivamente a parcela da população que não se identifica com os pronomes femininos e masculinos, porém dificultaria a acessibilidade de pessoas com carências especiais. Logo, é vital discutir que a temática exclui diversos grupos sociais e apontar suas consequências no meio digital. (Muito bem. Formulou a tese) 

Mormente, é importante frisar que o objetivo da linguagem neutra é permitir que indivíduos que não se reconhecem com o seu gênero biológico tenham a possibilidade de se sentir representados. Porém, a forma como tentam alcançar essa inclusão excluem outros indivíduos. A cerca Acerca disso, é pertinente trazer dados levantados pelo IBGE (Desenvolva a sigla), no qual, (Sem vírgula) os quais apontam que cerca de 1,2% da população se considera não-binária, enquanto a população disléxica brasileira é de 15%. Dado ao o exposto, conclui-se que a nova forma de comunicação, na teoria, visa inserir os omitidos no corpo social, porém acarretam em mais exclusão para aqueles que têm dificuldades relacionadas à leitura (Melhore a construção dessa discussão). Dessa forma, aderir essa linguagem afetaria e excluiria grande parte da sociedade, desvirtuando seu intuito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imprescindível abordar os impactos dessa política no que tange à tecnologia. Segundo Stive Jobs, "a tecnologia move o mundo", corroborando com a este pensamento está os pronomes sem gênero que são mais utilizados nas redes sociais. Estes, ocasionam em dificuldades para a compreensão dos textos aos analfabetos funcionais e aos que necessitam do suporte tecnológico para a leitura, como os deficientes visuais (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Assim, torna-se claro que não há necessidade de aderir a esta prática.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses. A fim disso, o Ministério da Educação deve promover palestras informando as negativas envolvendo a questão e, além disso, nesta deverão ser distribuídas cartilhas educativas sobre os malefícios da problemática. Tudo isso, (Sem vírgula) por meio de um projeto de lei entregue à Câmara de Deputados. Essa iniciativa, (Sem vírgula) deverá ocorrer anualmente. Espera-se, com essa ação, a conscientização da população para que haja uma diminuição dessa política. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES