Durante o século 21, ocorreu e continua acontecendo os mais diversos tipos de manifestações, uma delas sobre a linguagem neutra. De maneira análoga a isso, tem como objetivo a inclusão da classe LGBTQI+ (Desenvolva a sigla). Neste prisma, destacam-se aspectos importantes: mudanças da gramática comum e desinclusão de pessoas normais (Cuidado com esse tipo de construção),com retardo mental, cegos e surdos.
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, pode-se destacar questões ligadas à transformação da gramática. Deste modo, palavras seriam modificadas com a presença de novas letras e sinais. A linguagem em libras, (Sem vírgula) sofreria alteração e os profissionais teriam que reaprender a forma como é passado ao público (Melhore a construção dessa discussão). Dessa forma haveria um anti desempenho, e a educação (Vírgula) que tem como objetivo evoluir a população, entraria em declínio. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que indivíduos que possuem retardo mental, problemas visuais e auditivos, (Sem vírgula) seriam desincluídos. Consoante a isso, já dizia Luther King (Dois pontos) "a injustiça num lugar qualquer afeta a justiça em todo lugar ". Sendo assim, a justiça estaria sobre a justiça, pois, (Sem vírgula) os alunos com tais deficiências, (Sem vírgula) entrariam em uma nova fase, de reaprender conteúdo, formas de comunicar- se. (Truncamento) Sendo vítimas do meio onde vivem. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é notório que medidas venham acabar com a linguagem neutra. O governo público federal, juntamente com o Ministério da Educação, promover métodos educacionais aos estudantes e familiares. (Truncamento) A fim de obter uma sociedade mais informada sobre o problema do uso da linguagem não-binária. (Melhore o encademento das ideias)Também a utilização de campanhas para o respeito aos membros do LGBTQI+. Somente assim, algo que poderia prejudicar a sociedade, não predomina no Brasil. (Apresente o meio e o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |