[Sem título] - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 10/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante o século 21, ocorreu e continua acontecendo os mais diversos tipos de manifestações, uma delas sobre a linguagem neutra. De maneira análoga isso, tem como objetivo a inclusão da classe LGBTQI+ (Desenvolva a sigla). Neste prisma, destacam-se aspectos importantes: mudanças da gramática comum e desinclusão de pessoas normais (Cuidado com esse tipo de construção),com retardo mental, cegos e surdos.

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, pode-se destacar questões ligadas à transformação da gramática. Deste modo, palavras seriam modificadas com a presença de novas letras e sinais. A linguagem em libras, (Sem vírgula) sofreria alteração e os profissionais teriam que reaprender a forma como é passado ao público (Melhore a construção dessa discussão). Dessa forma haveria um anti desempenho, e a educação (Vírgula) que tem como objetivo evoluir a população, entraria em declínio. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que indivíduos que possuem retardo mental, problemas visuais e auditivos, (Sem vírgula) seriam desincluídos. Consoante a isso, já dizia Luther King (Dois pontos) "a injustiça num lugar qualquer afeta a justiça em todo lugar ". Sendo assim, a justiça estaria sobre a justiça, pois, (Sem vírgula) os alunos com tais deficiências, (Sem vírgula) entrariam em uma nova fase, de reaprender conteúdo, formas de comunicar- se. (Truncamento) Sendo vítimas do meio onde vivem. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é notório que medidas venham acabar com a linguagem neutra. O governo público federal, juntamente com o Ministério da Educação, promover métodos educacionais aos estudantes e familiares. (Truncamento) A fim de obter uma sociedade mais informada sobre o problema do uso da linguagem não-binária. (Melhore o encademento das ideias)Também a utilização de campanhas para o respeito aos membros do LGBTQI+. Somente assim, algo que poderia prejudicar a sociedade, não predomina no Brasil. (Apresente o meio e o detalhamento) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200