Linguagem Neutra 0000001 - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 10/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em “Cinderela está Morta”, da autora Kalynn Bayron, é retratada a opressão com que são tratadas as pessoas LGBTQ+ (Desenvolva a sigla), impedidas de se expressarem normalmente e assumirem sua sexualidade em uma comunidade conservadora. Analogamente ao livro, as lutas identitárias de tal comunidade se tornam cada vez mais recorrentes, sendo a discussão sobre o pronome neutro uma das pautas mais importantes e que merece destaque pelas suas problemáticas. Dessa forma, é necessário observar-se a origem por trás da luta pela adesão ao pronome neutro, assim como também as implicações que tal mudança causaria na sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Nessa perspectiva, vale destacar as motivações políticas e sociais que motivam a comunidade gay a lutar pela mudança na linguagem padrão. Segundo a teoria do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, existem “linhas abissais” que separam a população marginalizada e excluída do restante da sociedade, que por sua vez busca de alguma forma se incluir e se integrar na sociedade. Desse modo, a linguagem neutra se torna um meio para tal comunidade se sentir parte da sociedade e diminuir sua exclusão (Explore mais esse argumento). Porém, embora a intenção seja boa, cabe destacar a dificuldade em se mudar uma língua, além das implicações que tal mudança pode causar à sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Em contraste com a importância da inclusão da comunidade LGBTQ+, existem os problemas advindos da linguagem neutra, como por exemplo, a dificuldade de compreensão por parte dos leitores. Segundo dados do site “Clube do Português”, a linguagem neutra pode dificultar a leitura por parte de pessoas deficientes, além da substituição de letras por “x” ou “@”, que não podem ser compreendidas e passadas aos seus interlocutores por meio de programas computacionais, utilizados por deficientes visuais por exemplo (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Dessa maneira, a linguagem neutra pode gerar dificuldades para outra camada invisibilizada da sociedade, o que a torna um meio inviável para a busca de inclusão a longo prazo.

(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas devem ser tomadas para que a comunidade LGBTQ+ se integralize mais na sociedade. O governo federal, por meio de propagandas e anúncios, pode conscientizar a população a respeitar e chamar o indivíduo da forma que ele se sentir mais confortável, seja pronome neutro ou não, sem necessariamente incluir gramaticalmente o termo na língua. (Truncamento)Além de implementar politicas públicas que permitam a população LGBTQ+ se integrar na sociedade, como aumentar a empregabilidade por meio de cotas, assim como o ensino sobre sexualidade nas escolas. Assim, atenuar-se-á o problema e não se viverá uma reclusão conservadora como no livro de Bayron. (Faltou apresentar o detalhamento)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200