A língua portuguesa é uma língua viva, ou seja, sofre constantes transformações no decorrer de sua história, ela é originária do latim vulgar conectado à língua galega que posteriormente tornou-se o galego-português, e com a chegada dos portugueses ao Brasil teve novamente uma outra transformação linguística com a somatória da linguagem guarani dos índios, portuguesa e dos escravos advindos da África. Nessa perspectiva, é perceptível que a imposição radicalizada da linguagem que se refere-se às pessoas não-binárias é contrária à evolução espontânea histórica e cultural da língua portuguesa, porque, apesar de ser um procedimento inclusivo, a sua implementação de imediato abalará toda a estrutura linguística. Sendo assim, é imperioso ressaltar fatores que contribuem para a problemática, sendo a língua portuguesa imposta erroneamente como preconceituosa e sua implementação (Muito bem. Formulou a tese), que afetará consequentemente a acessibilidade de pessoas com deficiência que no momento presente, (Sem vírgula) ainda sofrem com limitações linguísticas. (Delimite as discussões iniciais)
De início, cumpre informar que a língua portuguesa é uma ciência, e portanto, deve ser respeitada. Nesse aspecto, a linguagem neutra é uma questão ideológica e política, que não possui nenhum embasamento linguístico, muito menos científico o que gera conflito no que diz respeito à sua realização motivada pela inclusão. Segundo o Ministério da Educação da França, o pronome neutro não é apenas contraproducente ao movimento que visa a combater eventuais discriminações sexistas, mas também prejudicial à prática e à inteligibilidade da língua francesa. Dessa forma, depreende-se que a linguagem não deve ser imposta como preconceituosa, muito menos exclusiva., (Uso inadequado da pontuação) pois o problema não está na língua portuguesa, mas no mau-caratismo de um certo grupo de pessoas. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a tentativa do processo inclusão das pessoas não-binárias, na verdade (Vírgula) é uma falsa inclusão, pois estará na verdade excluindo o restante. Isso porque, (Sem vírgula) a efetivação do pronome neutro prejudicará os indivíduos que já possuem dificuldade em adaptar-se à língua portuguesa, tendo em vista que beneficiará apenas uma minoria, lesando ainda mais as pessoas que já sofrem limitações por conta de uma determinada deficiência. Nesse sentido, a exemplo de uma pessoa que necessite de tecnologia assistiva, como softwares de leitura de texto e tela, não se beneficiaria do “x”, ou ''@'',de uma palavra trocada (Melhore a construção dessa ideia). Isso porque esses programas muitas vezes não conseguem reconhecer o que está escrito, dificultando sua realização. Logo, a imposição radical da linguagem neutra prejudicará todo corpo social, resultando nas adversidades para a sua inclusão social.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, pelo exposto (Vírgula) que medidas precisam ser tomadas para mitigar a problemática. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável por todo sistema educacional brasileiro - , por meio de campanhas de conscientização sobre as consequências que a sociedade pode sofrer com implementação radicalizada da linguagem neutra e, também, conscientizar que a linguagem em si não é discriminatória, mas sim as pessoas que a utilizam. Ademais, cabe às Organização não governamental (ONGs) LGBTQI+ garantir sua representatividade e tornar esta transformação linguística natural e orgânica. Somente assim, será possível transformar o Brasil em um país mais inclusivo acerca da linguagem neutra. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |