Linguagem neutra ::: - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 08/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A linguagem neutra tem como objetivo a inclusão das pessoas não-binárias e intersexo, indo contra os arcaicos padrões de gênero. Essa linguagem é usa com "x", "@" ou "e" em substantivos. O personagem Loki da Marvel tem a capacidade de mudar de forma, junto seu gênero e sexualidade. As pessoas têm o direito de escolherem com o que se identificam e serem respeitadas. Nem todos se sentem incluídos no gênero neutro masculino. Essa minoria sofre com opressão diariamente pelas suas escolhas e são invisibilizadas por não se encaixarem na sociedade heteronormativa. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

A sociedade brasileira ainda é muito conservadora e é contra essa mudança. Entretanto, adotar a linguagem neutra é uma grande revolução, que pode vir a ocorrer daqui 10 ou 100 anos. Essa linguagem precisa ser aceita pela população, que ainda é muito preconceituosa. Na internet essa linguagem já é bastante utilizada, inclusive por marcas, influenciadores, sites, agências de publicidades e outros. Vamos  (Evite ideia de primeira pessoa) naturalizando e acostumando-nos com esses novos termos. É necessário que todos se sintam representados, esta linguagem empática traz muitas reflexões necessárias (Explore essa discussão), que foram adiadas por décadas. Desestruturar o machismo e o preconceito são os grandes objetivos que esta língua nos proporciona. (Explore a discussão com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) A comunidade LGBTQIA + (Desenvolva a sigla) e outros que concordam e se identificam, (Sem vírgula) devem e vão, (Sem vírgula) continuar lutando por essa inclusão. A forma mais fácil é utilizar a mesma, dar força ao movimento, naturalizar e não ter medo de julgamentos. É um grande processo de revolução que envolve tempo e dinheiro para as reformas na língua, que constantemente vai ser atacado e desmoralizado. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Eleger representantes e apoiar os membros desse movimento também ajuda a dar visibilidade à causa. Apoiar (Vírgula) se referindo ao indivíduo como ele prefere, sendo empático, indicando emprego ou apoiando suas empresas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200