[Sem título] - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 08/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Manoel de Barros, poeta pós- modernista, desenvolveu em suas obras uma " teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso valorizar também a problemática do debate sobre a linguagem neutra no país, ainda que ela seja desprezada por parte da sociedade. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a ignorância da população. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, vale ressaltar que a ineficiência do governo é, também, uma das razões pela qual o problema persiste. Dessa forma, as autoridades não cumprem seu papel, uma vez que os organismos federais, especialmente o Ministério da Educação, possuem um papel passivo e ignoram as ações que poderiam, potencialmente, fomentar políticas educacionais para reverter esse quadro, como da linguagem neutra, para representar os indivíduos, posto que a inexistência provoca a segregação dos que não se enquadram nos padrões do gênero estabelecido (Explore esse argumento com mais produtividade). Diante disso, é nítido a importância da participação do Estado.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de informações da população acerca do tema, (Sem vírgula) contribui para persistência do impasse. Nesse sentido, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que, em sua obra " A República", narrou o intitulado "Mito da Caverna", no qual homens acorrentados em uma caverna, (Sem vírgula) viam somente a escuridão, acreditando, portanto, que aquilo era a realidade das coisas. Dessa forma, é notório, (Sem vírgula) que, em uma situação análoga à metáfora abordada, os brasileiros, sem acesso aos conhecimentos sobre linguagem neutra, (Sem vírgula) vivem na escuridão, isto é, ignorância. Logo, é evidente a grande importância das informações, haja vista que a falta delas provoca o esquecimento do assunto. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas são necessárias para resolver os obstáculos discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério da Educação desenvolver campanhas de conscientização acerca da linguagem neutra, usando as mídias sociais, através de verba pública, com intuito de informar a população acerca do tema e, consequentemente, tornar o assunto conhecido, e ganhar adeptos a uma linguagem que não provoca a segregação das minorias, que não se identificam com os padrões de gênero estabelecidos. Espera- se que com essa medida, a problemática seja diminuída. (Faltou apresentar o detalhamento)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200