Andre Gonçalves Barbosa. - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 08/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O professor de português Pablo Jamilk fez uma aula no YouTube explicando sobre ‘‘A estrutura e a formação das palavras”, (Justaposição) nesse vídeo, Pablo alega que a norma padrão da Língua Portuguesa reconhece termos com a desinência‘‘o” como neutros. Porém, para transgêneros e alguns LGBTs (Desenvolva a sigla), esse discurso sobre um língua neutralizada vai além de uma desinência, uma vez que o ‘‘o” soa masculino e não neutro para eles. A linguagem neutra tem como causas para o seu surgimento: aspectos de respeito e enfoques emocionais. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente, um dos motivos para existir uma luta pela língua neutra são os aspectos de respeito. Como exemplo, o caso do reality show‘‘BBB”, onde a participante Linn da Quebrada (mulher trans) é desrespeitada ao receber um torpedo se referindo a ela com o pronome‘‘ele” (Reestruture essa discussão). Entretanto, se quem mandou essa mensagem tivesse usado língua neutra, a situação seria diferente, e Linn não iria se sentir tão desrespeitada, tendo em vista que esse tipo de língua se refere para homens e para mulheres. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, os enfoques emocionais são também causas para o nascimento da linguagem neutra. Nesse sentido, uma campanha que busca o diálogo sobre questões psicológicas é o Setembro Amarelo, ele existe para combater o suícidio, que é recorrente em pessoas LGBT, a maior parte dessas mortes ocorrem porque alguns deles têm seus nomes sociais e pronomes desrespeitados (Melhore a construção dessa discussão). Isto é, a linguagem neutra é importante também para a saúde mental, uma vez que se atenua-se o quadro de disforia em pessoas trans e com identidades de gênero diferentes.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe aos graduados em Letras divulgarem informações afirmando que a linguagem neutra não compromete a norma culta e é importante para que mulheres e homens trans não ​​​​​​​se sintam-se mal. Por meio das mídias sociais é que essas informações devem ser compartilhadas, a finalidade da ação é fazer com que mais pessoas LGBTs sejam respeitadas. Além disso, com mais uso da língua neutra, o suicídio entre indivíduos LGBTQI vai cair. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200