A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (Vírgula) prevê em seu artigo 6°, (Sem vírgula) o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto,tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a linguagem neutra. (Truncamento) Dificultando, a universalização desse direito social tão importante. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o uso dessa linguagem (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, é reivindicada principalmente por grupos de pessoas agénero e não-binárias (Melhore a construção dessa ideia). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que é infelizmente é evidente no país. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar os chamados pronomes neutros, muito embora não sejam aceitos pela norma culta, é um fenômeno que altera o idioma para incluir todas as pessoas. (Melhore a progressão de ideias) Como impulsionador da linguagem, no Brasil. Segundo a matéria publicada em 2021 (Vírgula) no site "Brasil de fato" (Vírgula) dizia que dizia-que "O Brasil, tem 34 projetos de lei estadual, para impedir o uso da linguagem neutra. Diante de tal exposto, quem defende essa forma de se comunicar, adota grafias que desprezam o "A" no gênero feminino e o "O" no gênero masculino. (É preciso indicar onde termina a citação) Logo é inadmissível que esse cenário continue a pendurar. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante que o governo (Vírgula) junto com a sociedade, entenda que o uso dela pode acabar interferindo na gramática. Na frase: "como estão todos vocês?" Não ficaria legal se fosse usada: "como estão todes vocês?" (Melhore o encadeamento textual) sem sentido; para quem está perguntando, quanto pra quem vai responder. Desta forma, eles teriam que entrar em um acordo e vê se a linguagem é ou não usada no nosso cotidiano. Assim se consolidará uma sociedade mais ampla onde o Estado desempenha seu "contrato social" tal como afirma John Locke. (Não deixe de apresentar a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Melhore a apresentação da discussão e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |