A linguagem neutra - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 06/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, através da rede social, vem se ouvindo falar sobre a ''linguagem neutra'', um movimento criado pelos jovens, a fim de incluir socialmente o grupo LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) . A língua brasileira é viva, desde que Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil, os índios foram obrigados a falar o português. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

A entender. a língua não é exclusiva e nem discriminativa (Melhore a construção de sentido). Mesmo com várias mudanças, especificando a linguagem formal e informal, ela é acessível para todos. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) A criação de uma nova gramática não é necessária, visando que a forma de se expressar muda conforme a região, influência dos índios, da imigração dos africanos, espanhóis e muitos outros, (Sem vírgula) para o Brasil (Melhore a construção dessa ideia). A língua, como instrumento de comunicação, tanto verbal como digital, abrange toda a trajetória da história social e cultural brasileira. (Melhore a construção de sentido)

(Boa estratégia coesiva) Assim, a neutralização da gramática se torna desnecessária, visto que o português mão e não é uma língua ''fechada'' e nem preconceituosa. Além que. (Vírgula) com a mudança da gramática, dificultaria a aprendizagem da nova geração. Sendo assim, da forma que ela é, a linguagem nunca deveria mudar. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento, pois a abordagem do tema está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200