Segundo Marcos Bagno, a lLinguagem é moldada ao contexto, tendo isso em vista é de total importância que a linguagem e a escrita são fluídas ao passar do tempo (Melhore a construção de sentido). É de conhecimento geral que a comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) têm várias conquistas na atualidade, entretanto o preconceito ainda é presente na sociedade brasileira e a linguagem neutra ou inclusiva pode ser uma forma de reflexão para as pessoas questionarem-se sobre a inclusão de pessoas que estão à margem da sociedade. (Formule a tese)
Em primeiro lugar, a gramática é mutável, ou seja, é processo de mudança ao transcorrer do tempo. Segundo o manual de linguagem não sexista do Observatório do Gênero, as línguas são “produtos sociais em constante mudança”: estão vivas e em constante evolução já que com o passar do tempo novos conceitos são incorporados à nossa vida. Nesse sentido a linguagem é construída tendo em vista como a sociedade fala e se expressa, no entanto de maneira não arbitrária, que influencie positivamente o espectro social. Com isso em vista (Vírgula) a implementação da linguagem neutra visa a inclusão da comunidade LGBTQIA+. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, brasileiros não-binários se sentem muito constrangidos com os pronomes somente masculino e feminina, apesar do masculino ser por muitas vezes associado à neutralidade, ainda assim não corresponde aos interesses emocionais dos não-binários (Melhore a construção dessa ideia). Portanto, não diferenciar o masculino do neutro torna-se intolerante e uma eventual evolução seria levantar esse debate a sério Melhore a construção dessa ideia) tendo em vista a comunicação e a escrita como foco.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a linguagem neutra tende a reforçar a inclusão social de pessoas não cisgêneros que buscam por seu direitos na Constituição, que diz no artigo 5º "Todos são iguais perante a lei , sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". Com isso faz-se necessário que o Ministério da Educação implemente a linguagem neutra como forma de estudo e seminários que tenham como objetivos sanar as dúvidas de pessoas que não conhecem a linguagem inclusiva. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |