Linguagem Neutra - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 05/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao passar dos anos, a gramática brasileira vem se alterando constantemente, com o surgimento de novas regras e modos de falar. Apesar de todas essas mudanças, o apelo para que a linguagem neutra seja incluída na gramática brasileira tem causado inúmeros debates no Brasil. O surgimento da linguagem neutra se deu devido à necessidade de pessoas que fazem parte da comunidade ''(LGBTQIA+ lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais. (Sem ponto final))'' buscarem por uma linguagem que respeite o gênero de cada um, visto que muitos não se identificam como o gênero masculino e nem feminino. Com isso, é possível citar dois fatores que dificultam no debate da linguagem neutra no Brasil, sendo eles: a ignorância e a negligência governamental. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nessa perspectiva, é preciso afirmar que a ignorância é um fator prejudicial nessa discussão. Segundo o site G1, 13% dos jovens franceses não se identificam com nenhum gênero, e no Brasil essa realidade não é diferente. Com base nos argumentos supracitados, também é preciso entender o impacto que é para esses jovens não se identificar com nenhum gênero e inferir que o uso desses pronomes podem ser um gatilho forte para cada um deles (Melhore a apresentação dessa discussão). Parte das pessoas que desconhecem da linguagem neutra persistem ignorantes devido ao uso dela, partindo disso, uma série de preconceitos é disparada (Essa discussão precisa ser mais explorada), fazendo jus a citação do filósofo William Hazllit, ''O preconceito é filho da ignorância.'' Assim, o debate da linguagem neutra no brasil permanece distante de obter uma solução.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência governamental também afeta negativamente esse quadro. Diante desse conflito, tanto em redes sociais, quanto em campanhas, o governo ainda não manteve um pronunciamento claro sobre essa questão, superestimando o assunto e distribuindo importância  a outros interesses. Um exemplo dessa negligência é poder citar que esse atrito acontece desde o ano de 2020 e até hoje padece (Melhore a construção dessa discussão), e ainda assim o movimento do uso da linguagem neutra continua negligenciado por autoridades governamentais no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para que o debate da linguagem neutra no Brasil não seja mais um problema. Com isso, o governo, por meio das mídias, deve criar um projeto com intuito de incluir a linguagem neutra, não como uma regra, mas como uma linguagem coloquial, onde pode ser legalizada e falada da maneira que as pessoas da comunidade LGBT se sintam confortáveis e, com a visibilidade que a mídia pode oferecer, esse projeto se tornará reconhecido, passando em programas e canais da TV visivelmente famosos, como: ''Record, Globo e SBT''. Dessa forma, as pessoas que fazem parte dessa comunidade se sentiriam mais acolhidas e ouvidas perante a sociedade, abolindo a esfera que traz o debate da linguagem neutra e (Vírgula) quem sabe, evoluindo para a inclusão dela na gramática futuramente. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200