Debate sobre linguagem neutra - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 05/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A linguagem neutra, (Sem vírgula) foi criada com o intuito de incluir na sociedade pessoas não binárias, ou seja pessoas que não se identificam com o gênero masculino ou feminino. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture as discussões e formule  a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Há 10 anos atrás (Pleonasmo), pessoas que se identificam com a linguagem neutra, elas não se sentiam incluídas na sociedade e na Língua Portuguesa, justamente por não pertencer a nenhum dos gêneros. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Está linguagem veio com a intenção de combater a descriminalização e a exclusão social que esse grupo enfrentava, por exemplo: não se encaixar nos padrões e nos conjuntos sociais. (Evite um parágrafo frasal e uma abordagem limitada do tema proposto)

(Melhore a estratégia coesiva) A inclusão social é um direito de todo cidadão. Portanto, a linguagem neutra deve ser aprovada na Língua Portuguesa e ensinada nas escolas e a todos, para que não tenha mais a exclusão para este grupo. (Parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200