No seriado brasileiro da emissora HBO, "Todxs Nós", é retratado os conflitos e as dificuldades enfrentadas pela protagonista Rafa, uma jovem pansexual que se identifica como não-binária e utiliza a linguagem neutra. Assim como a personagem, infere-se que indivíduos não-binários são constantemente invalidados e invisíveis perante a sociedade. Além disso, a linguagem neutra se torna relevante por incluir pessoas que se encontram externas ao espectro cisnormativo. (Melhore o encadeamento das ideias)
Nessa perspectiva, é importante destacar a imensa diversidade de gênero presente no corpo social. Entretanto, o preconceito e a intolerância contra pessoas não-binárias ainda persiste de maneira estrutural, gerando exclusão social (Essa discussão precisa ser mais explorada). Diante disso, é notável que a linguagem neutra contribui no acolhimento e na valorização da diversidade, sendo uma forma de comunicação necessária, promovendo em conjunto uma igualdade entre homens, mulheres e não-binários, sem privilegiar um grupo em detrimento de outro.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a cisnormatividade é uma das principais causas da aversão à a indivíduos não-binários. Socialmente, pessoas cisgêneros são abertamente aceitas e incluídas, enquanto todos os outros fora desse padrão são discriminados e excluídos, como pessoas trans e não-binárias (Melhore a construção dessa ideia). Dessa forma, a linguagem neutra é amplamente invalidada pela sociedade, mas se torna imprescindível por não restringir um grupo social por outros, destacando a desigualdade de gênero em variados âmbitos (Especifique-os). (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o estigma envolvendo a questão da linguagem neutra. Cabe às escolas abordarem a linguagem neutra como mais uma vertente da língua portuguesa de forma inclusiva, e ao governo, (Sem vírgula) na criação de políticas públicas com o objetivo de conscientizar a causa da linguagem neutra no corpo social. Dessa forma, será possível desmistificar o uso da linguagem não-binária na língua portuguesa. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |