Sob a perspectiva histórica, a linguagem se molda de acordo com as necessidades e uso dos seus falantes, a sua mudança e evolução estão intimamente ligados ao seu grupo de usuários que naturalmente acaba por gerar novas palavras e/ou alterações lexicais, as quais podem acarretar em alterações profundas em um idioma/língua ao longo dos anos. Seria esse o caso da linguagem neutra?
Segundo a teoria de Saussure (Vírgula) a linguagem surge da interação de três sistemas: aprendizagem individual, transmissão cultural e biológica. Sendo que é algo que vai se moldando e estruturando de maneira natural, sem regras, a princípio. Direcionando para a proposta da linguagem neutra essa surge num âmbito da busca por inclusão (defendida pelo grupo LGBTQAI+) na tentativa de tornar a língua portuguesa menos preconceituosa e machista, pois não se tem um pronome neutro e (Vírgula) além disso é utilizado o termo masculino para referir-se a um determinado grupo, mesmo que majoritariamente seja composto por mulheres ou não binários. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O propósito da linguagem neutra é bastante louvável, pois abraça aqueles que se sentem excluídos por não se verem representados no discurso. Dizer todos e todas em vez de apenas “todos”, digitar “x”, “e” ou “@” em vez do “o” para neutralizar o substantivo é muito significativo para alguns, porém a “língua é viva”, se as modificações não forem feitas de forma natural, pela ordem e uso de seus falantes, a mudança não será internalizada naturalmente. Será apenas restrita a um pequeno grupo de usuários e logo morrerá (Essa discussão precisa ser desenvolvida com mais produtividade). É valido salientar que essas alterações trazem também prejuízos, já que podem ser redundantes (Essa discussão precisa ser mais explorada), causar estranheza pela pronúncia dos termos, além de prejudicar a leitura e interpretação de outros usuários.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, a solução para consolidar a linguagem neutra seria sair do âmbito apenas digital e migrar para as demais vertentes. Para isso acontecer seria fundamental uma parceria dos grupos LGBTQIA+ juntamente com o governo focando em propagandas em TV aberta (mostrando o uso dessa linguagem), parceria com cantores (composição de músicas com “palavras neutras”), distribuição de revistas/livros em escolas (falando sobre o assunto) e personagens em novelas utilizando essa linguagem de forma natural, pois dessa forma poderá ser entendida e abraçada pela maioria dos falantes e por consequência poderá ser algo naturalmente utilizado pelos usuários linguísticos, caso contrário será algo restrito e acabará em desuso. (Apresente todos elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |