Para o Alvo - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 05/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hoje, está em ascensão a discussão sobrea  sobre a linguagem não binária ou linguagem neutra. (Truncamento) Criada aproximadamente há 10 anos nos moldes das redes sociais pelo grupo LGBTQ+ (Desenvolva a sigla). O preâmbulo da Constituição Federal (CF) de 1988 alude que o Brasil é um estado democrático, o qual assegura os direitos individuais e sociais, a igualdade, a justiça, o comprometimento, a solução pacífica das controvérsias. Essa linguagem é discutida dentro da norma culta Portuguesa, e obsta o uso em vários cenários sociais. (Formule a tese)

Exposto a isso, o grupo LGBTQ+ é uma organização que vem lutando o reconhecimento (Melhore a construção de sentido) de direitos político-sociais desde 1995. Uma inovação desse grupo é estabelecer a linguagem neutra no campo da Língua Portuguesa, ou seja, mudanças grafadas no final de palavras como substantivos e pronomes, por exemplo, "e", "x", "@", bem como adição de pronomes retos, para tornar a comunicação mais inclusiva e menos sexista. (Faltou defender o seu ponto de vista)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, gramáticos renomados e diversas leis vão de encontro a linguagem não binária. A lei 5.123/21 (Vírgula) de Rondônia, a lei 9.077/21 de Joinville, são exemplos que proíbem expressamente o uso da linguagem neutra em escolas, documentos oficiais, concurso público e outras instâncias da administração pública. A linguagem não binária é uma inovação, e encontra resistência nos meios mais conservadores. (Faltou defender o seu ponto de vista)

(Boa estratégia coesiva) Enfim, não se trata de discriminação, ou sexista (Melhore a construção de sentido). Os direitos individuais e sociais descritos na CF garantem a igualdade a todos cidadãos. A mudança na gramática brasileira leva tempo, pois é um processo que envolvem um conjunto de normas e padrões a serem seguidos. A transformação de substantivos, pronomes não agregam substancialmente para uma nova reforma ortográfica, vista que, (Sem vírgula) quando usado no masculino englobam a todos os gêneros. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Evite uma abordagem limitada. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200