Em janeiro de 2022, uma decisão tomada pelo Ministro do STF (Superior Tribunal Federal) ganhou repercussão por se tratar da autorização ao uso da linguagem neutra em Rondônia. Nesse sentido, elucida-se que o debate acerca desse tema é necessário. Isso porque ele acaba desconfigurando o Português padrão, bem como gera conflitos na forma com que o mesmo é passado nas escolas. Destarte, trata-se de uma pauta a ser levantada. (Melhore a contextualização do tema)
Sob essa análise, é lícito citar que a utilização de pronomes, adjetivos e substantivos sem gênero pode desestabilizar o formato já estabelecido do Português (Essa discussão precisa ser mais explorada). Isto é, uma adoção desse tipo acabaria promovendo a ruptura do idioma que carrega a identidade cultural e histórica do povo brasileiro (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, o emprego do próprio acabaria sofrendo riscos, conforme o Tupi, usado pelos nativos. Logo, conclui-se que a generalização da língua é muito importante.
(Reveja a estratégia coesiva) Por outro lado (Além disso), vale citar que a problemática supracitada representa um déficit na formação educacional de crianças e jovens. Ou seja, a incorporação de novas variações acabaria dificultando o aprendizado da escrita (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessarte, a alfabetização adequada de milhões de brasileiros ficaria comprometida. Assim, a isenção da definição do sexo na língua não pode ser tolerada.
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, portanto, medidas de prevenção à identidade linguística, tal qual seu lecionamento efetivo, devem imperar. Para tanto, cabe ao Poder Legislativo, através de emendas constitucionais (Vírgula) reforçar as leis que impedem a aplicação da linguagem neutra no Brasil, seja em qualquer âmbito social. Dispondo, então, do objetivo de evitar que ela volte a ganhar importância. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |