[Sem título] - Banco de redações


Debate sobre a linguagem neutra

Enviada em: 04/04/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, a linguagem neutra tem ganhado força, seja nas redes sociais, sites de notícias, jornais e até mesmo na Justiça. Isso se deve aos prós e contras que seu efeito pode causar na sociedade contemporânea e na língua portuguesa. Mas  (Evite "mas" em início de frase) antes de escolher qual lado ficar, é muito importante buscar informações e não se limitar a preceitos já formados. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Apesar da linguagem não binária não ser reconhecida dentro dos padrões da nossoa língua, ela vem se destacando por tentar fazer a inclusão de grupos LGBTQ+ (Desenvolva a sigla), mulheres, pessoas que não se identificam com seu sexo, entre outros. Essa forma de escrita, (Sem vírgula) seria uma forma  (Use sinônimos) de retirar o domínio do masculino sobre todos os gêneros, sendo uma forma de afrontar o possível sexismo da língua, além de ser uma linguagem representativa para essas pessoas. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Porém, existem os grupos dos que são contra, e ressalvam que o português já é uma linguagem neutra e essas adaptações acabariam por agredir as normas gramaticais, além de causar impactos negativos na leitura e o aprendizado de pessoas com alguma dificuldade especial (Melhore a apresentação dessa discussão), inclusive o STF (Desenvolva a sigla) e o Poder Legislativo proibiram seu uso nas escolas, livros didáticos, documentos oficiais etc., levantando questionamentos se aquilo seria uma forma de opressão, censura ou ataque por causa do preconceito ou se seria apenas uma forma de preservar as regras gramaticais. (Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, faz-se necessário gerar debates sobre uso da linguagem neutra na sociedade, onde muitos não têm acesso à informação e desconhecem seu uso. É crucial ensinar que a língua é uma cultura do povo, onde todos devem estar inseridos , mas sem excluir outros , além de não marginalizar seu uso por representar uma minoria que não se enquadra aos moldes da sociedade. Dessa maneira, a violência, intolerância e a discriminação seriam reduzidos, pois as pessoas entenderiam a importância de respeitar o próximo e aceitar suas diferenças. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200