Parece que a violência nas escolas está no aumento. Neste ano, ja houvem casos chocantes do portamento de armas e de bullying, sem falar do ataque de Wellington Menezes de Oliveira numa escola pública do Rio de Janeiro, em que doze alunos foram mortos. Neste momento, a pergunta que se levanta na cabeça de todo brasileiro é como assegurar que isso nunca mais venha a acontecer.
Como resposta, várias escolas estão discutindo a introdução ou aumento de policiamento, de detetores de metal e caméras nas entradas da escola. Tais medidas podem contribuir à segurança imediata dos alunos, mas não são capazes de enfrentar a onda da violência que ameaça engolir nossa juventude.
Para alcançar isso, são necessárias programas de intervenção na cultura de agressão, e que combatem as causas do comportamento violento. Isso requer o ensino desde infância do respeito a diversidade, e de maneiras construtivas de communicar os seus sentimentos e resolver diferências, através de programas escolares e comunitários. Se, como afirma Yann Evanovick, o presidente da União Brasileira de Estudantes, uma causador principal da violência é a desagregação de valores familiares, tais programas deviam trabalhar também com os pais para ensinar maneiras positivas de communicar, disciplinar e resolver conflitos em casa.
Junto a isso seria vital o treinamento de professores para poder identificar o desenvolvimento de comportamentos violentos e efetuar uma intervenção ceda, através de acompanhamento psiciátrico ou aconselhamento familiar, por exemplo.
Assím será possível tratar não somente as síntomas mas também as raízes do problema. O resultado pode assegurar a melhor segurança não somente nas escolas mas também nos lares, nas ruas e nas comunidades do nosso país.
Comentários do corretor
CUIDADO COM A COESÃO
PROBLEMAS NA ACENTUAÇÃO
ORTOGRAFIA
ESCREVA POR EXTENSO APENAS NÚMEROS DE ZERO A DEZ
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APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA
Leia mais antes de iniciar a sua produção. Faça uma análise mais crítica da problemática. Procure estruturar melhor as suas frases para que suas ideias não fiquem confusas. Treine. Você é capaz de produzir um texto mais coeso e persuasivo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |