Seja de forma sutil, como o bullying, ou de forma brusca, como a chacina na escola de Realengo, comprova-se que a violência nas escolas é um grande problema. As diferenças entre os alunos provocam desavenças, e para os mais suscetíveis, o trauma pode ser para toda vida.
A instituição escolar deve propor a integração dos alunos, de forma a serem guiados à perceber que o respeito e a compreensão das diferenças provoca o crescimento pessoal e intelectual de cada um. Essa integração pode se dar por meio de atividades em grupo que façam os jovens conhecerem diferentes colegas (e também a eles mesmos) com discussões saudáveis sobre questões cotidianas ou polêmicas. Biologicamente, atesta-se que todos os seres humanos são diferentes entre si, resultado da incrível variabilidade genética vinda da reprodução, ou seja, é, de certa forma, irônico haver o preconceito com outras formas de pensar, crer e até mesmo de ser, de cada pessoa, em uma escola, justamente onde se aprende tais conceitos biológicos.
Ao passo que se estimula a convivência mais próxima entre os alunos, a escola também deve dispor de psicólogos que possam dar plena assistência e diagnosticar comportamentos incomuns dos estudantes. O foco dos profissionais deve ser direcionado para aqueles jovens com dificuldades familiares, pedagógicas e/ou sociais. Dessa forma, além de auxiliar diretamente o aluno, há também a orientação para a família sobre o que se passa de verdade na cabeça do jovem.
Enfim, a prevenção de catástrofes nos colégios deve se basear na melhor educação e na maior atenção aos alunos, fazendo com que estes se relacionem com mais pessoas, adquiram mais conhecimento e vejam a escola como uma passagem de grande valor em sua vida.
Comentários do corretor
REVISE EM QUAIS CASOS UTILIZAR CORRETAMENTE A CRASE
Procure fazer uma avaliação mais crítica do tema. Saia do senso comum. Procure soluções mais cabíveis, reais e menos românticos para a problemática. Você é capaz de produzir um texto mais persuasivo. Leia sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |