Somente quando algo de proporções realmente drásticas acontece, a população volta os seus olhos para os grandes problemas que na verdade ocorrem todos os dias. Um fato que consegue elucidar isso muito bem foi o assassinato de 12 crianças na escola Tasso da Silveira (Realengo, RJ), pelo ex-estudante Wellington Menezes.
Com o sucedido veio a tona várias discussões a cerca da violência nas escolas, e quais seriam as possíveis medidas para solucionar a questão. Muitos opinaram que as escolas deveriam ter mais segurança, detectores de metais e câmeras deveriam ser implantados, guardas deveriam ficar nas portarias das escolas. Mas nossa preocupação deve ser, primeiramente, saber o que leva uma pessoa a cometer atos de tamanha hediondez. Muitas são as razões, o bullying e até mesmo distúrbios psicológicos podem ser uma delas.
O governo deve investir mais na educação, e também criar maneiras de fazer com que a escola se torne um lugar o mais agradável possível para o aluno, um lugar que ele consiga relacionar com a cultura, o aprendizado e até mesmo com o lazer.
Outra medida que teria um forte impacto seria a existência de psicólogos em todas as escolas. Porém o dialogo não se faz necessário apenas com psicólogos e sim com todas as pessoas que estão relacionadas com a vida escolar do aluno, desde os pais até os professores.
É preciso que as autoridades governamentais, e principalmente, toda a sociedade dê mais valor a educação e à escola. Só assim teremos condições de combater a violência no ensino e em todos os outros lugares.
Comentários do corretor
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Cuidado com as conclusões óbvias. Argumente mais. Saia do senso comum. Você pode fazer uma produção mais crítica e persuasiva. Leia, leia e leia!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
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