O sistema social brasileiro mais uma vez é posto à prova. E, infelizmente, às vésperas de uma Copa do Mundo, falhou novamente. No dia 7 de abril deste ano, o ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, Wellington Menezes de Oliveira, protagonizou um dos momentos mais cruéis da historia do Brasil: o Massacre de Realengo. Surge, a partir da facilidade da entrada do atirador na escola, uma importante questão que diz respeito a todo o sistema educacional brasileiro: como melhorar a segurança nas instituições de ensino?
Nada de detectores de metal ou policiamento, como sugerem alguns imediatistas. Algumas escolas estaduais de São Paulo e Porto Alegre, onde o problema de armamento entre os alunos é freqüente, servem como prova de que a instalação de detectores de metal às portas das salas de aula não solucionam o problema e, pelo contrário, acabam sendo desativados por causar certo constrangimento. Psicólogos e sociólogos convergem para a ideia de que tanto o problema quanto a solução estão relacionados à própria instituição e à participação que a família tem no ensino e na educação das crianças.
A falta de atenção para o bullying, por exemplo, pode ser um erro grave no desenvolvimento social que está sendo proporcionado aos nossos futuros cidadãos. A atitude de Wellington, que era, com certeza, vitima deste sistema desatento aos problemas sociais precoces – que ocorrem dentro das escolas – poderia ser evitada, quem sabe, há dez anos, com o auxilio a um garoto que não encontrou abrigo nem em casa nem na instituição que era para ser seu segundo lar.
Comentários do corretor
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ACENTUAÇÃO
Um texto bem estruturado possui pelo menos quatro parágrafos (um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão). Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema. Quais suas sugestões para acabar com a insegurança nas escolas? Faça uma análise mais crítica. Ouse!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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