Estamos educando para matar? - Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 10/05/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente vivemos em um mundo dinâmico, no qual o avanço da tecnologia implementa cada vez mais aos estudantes um maior grau de conhecimento para ingressar no mercado de trabalho, o inicio dessa longa jornada começa na escola.

Hoje podemos considerar a escola como uma extensão de nossa casa e também de nossas vidas. Porem recentemente ela tornou-se uma preocupação para todos os páis. No ano passado ocorreram incontáveis casos de agressão no ambiente escolar, mas nada se comparou ao 7 de abril deste ano, quando um ex-aluno matou 12 crianças em um colégio em Realengo (Rj), sem que nenhuma dessas pessoas tenham dado o mínimo motivo para tal crueldade.

O jovem Wellington, segundo testemunhas traumatizadas, demonstrou frieza ao fazer as 12 vitimas, número que não foi maior, devido a inacreditável coincidência de haver um policial próximo ao local, que foi avisado por um dos alunos desesperados. A tragédia revelou a total falta de segurança nas escolas.

Após a tragédia, em uma reunião, uma mãe reclamou “ fui deixar o lanche de meu filho, mas não me deixaram passar, porem um ex-aluno armado entrou e matou 12 pessoas “. Esse desabafo mostra que aumentar a segurança não é o suficiente, deve-se haver programas sociais eficazes contra a violência, que envolvam os alunos, que os professores sejam treinados para detectar possíveis sinais de alunos com o perfil de Wellington a tempo de serem tratados por profissionais da área. Os policiais ou seguranças só seriam usados se essas medidas preventivas falhassem. Caso essas precauções não forem tomadas, necessitaremos de um guarda armado em cada sala de aula do país, o que não seria possível, mesmo se retirássemos toda a frota nacional de policiais de suas respectivas atividades. Necessitamos de uma solução iminente de modo que os futuros profissionais do país tenham um ambiente seguro para usufruir ao Maximo da educação.

Comentários do corretor


ACENTUAÇÃO

APÓS O DESTAQUE, USE PONTO FINAL. SÓ DEPOIS CONTINUE SEU RACIOCÍNIO

IDENTIFIQUE

INICIAIS EM MAIÚSCULO APENAS PARA NOMES PRÓPRIOS OU DEPOIS DE PONTOS (FINAIS, DE INTERROGAÇÃO E EXCLAMAÇÃO)

 

Procure estruturar melhor as suas frases para que seu texto não fique tão confuso. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema. Seja mais crítico, persuasivo e coeso. Ouse! Saia do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente