Deficiência educacional - Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 09/05/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Natal-RN, 06de maio de 2011

Prezado diretor da Escola Municipal Vestibular,

Ao analisar o trágico acontecimento ocorrido em nossa escola verifiquei quão deficitário encontra-se nosso sistema educacional, o que dá vazão a situações desta natureza.

Muito se fala na instalação de câmeras em salas de aula, assim como também, na utilização de detectores de metais na entrada dos colégios. Porém, devo confessar-lhe que tais medidas pouco ou nada diminuem as práticas delituosas, uma vez que, os crimes relacionam-se com o comportamento humano. Neste sentido, a atitude mais eficaz seria o comprometimento da equipe pedagógica em adotar lições de moral e cidadania, com o intuito de fomentar em nós, estudantes, uma consciência reflexiva voltada, sobretudo, para a regra mais elementar do convívio social: o respeito.

Além de inibirem os alunos, as câmeras, poderão afetar nossa aprendizagem, visto que, nos sentiremos vigiados sem a necessária liberdade de expressão ou de pensamento, tão indispensável no processo de aquisição de conhecimentos. Desta maneira, o uso da referida tecnologia iria prejudicar em demasia, pois em nada ela ajuda na construção moral do sujeito, haja vista, possuir poder coercitivo, e não restaurativo.

Diante do exposto, espero que sejam tomadas medidas essencialmente educativas e não, privativas de liberdade, como pretende-se através da instalação de câmeras e detectores de metais, tendo em vista, que o cerne da problemática encontra-se na deficiência da educação do indivíduo, por a escola priorizar o ensinamento das matérias tecnicistas em detrimento das noções éticas e morais tão importantes para o progresso social, porém tão relegadas.

Atenciosamente,

Aluno

Comentários do corretor


Atente-se às regras de uso da vírgula

Orações mal articuladas

 

Você soube apresentar ideias que abordaram a problemática do tema. No entanto, preocupe-se com a clareza e objetividade de suas ideias. Continue lendo e produzindo!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente