Natal-RN, 06de maio de 2011
Prezado diretor da Escola Municipal Vestibular,
Ao analisar o trágico acontecimento ocorrido em nossa escola verifiquei quão deficitário encontra-se nosso sistema educacional, o que dá vazão a situações desta natureza.
Muito se fala na instalação de câmeras em salas de aula, assim como também, na utilização de detectores de metais na entrada dos colégios. Porém, devo confessar-lhe que tais medidas pouco ou nada diminuem as práticas delituosas, uma vez que, os crimes relacionam-se com o comportamento humano. Neste sentido, a atitude mais eficaz seria o comprometimento da equipe pedagógica em adotar lições de moral e cidadania, com o intuito de fomentar em nós, estudantes, uma consciência reflexiva voltada, sobretudo, para a regra mais elementar do convívio social: o respeito.
Além de inibirem os alunos, as câmeras, poderão afetar nossa aprendizagem, visto que, nos sentiremos vigiados sem a necessária liberdade de expressão ou de pensamento, tão indispensável no processo de aquisição de conhecimentos. Desta maneira, o uso da referida tecnologia iria prejudicar em demasia, pois em nada ela ajuda na construção moral do sujeito, haja vista, possuir poder coercitivo, e não restaurativo.
Diante do exposto, espero que sejam tomadas medidas essencialmente educativas e não, privativas de liberdade, como pretende-se através da instalação de câmeras e detectores de metais, tendo em vista, que o cerne da problemática encontra-se na deficiência da educação do indivíduo, por a escola priorizar o ensinamento das matérias tecnicistas em detrimento das noções éticas e morais tão importantes para o progresso social, porém tão relegadas.
Atenciosamente,
Aluno
Comentários do corretor
Atente-se às regras de uso da vírgula
Orações mal articuladas
Você soube apresentar ideias que abordaram a problemática do tema. No entanto, preocupe-se com a clareza e objetividade de suas ideias. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |