07 de Abril de 2011. Data em que ocorreu um atentado que chocou o nosso emergente país, esse tipo de crime até então só acontecia em países desenvolvidos. Nesse triste dia,Wellington Menezes de Oliveira entrou em uma escola municipal no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, e efetuou disparos contra os alunos, matando 12 deles. O massacre foi interrompido graças a um Polícial Militar que estava nas proximidades do local, o mesmo foi avisado do ocorrido por um aluno ferido que fugira. O caso repercutiu na mídia e várias discussões em relação a segurança das escolas foram levantadas. Afinal qual é a providencia a ser feita para aumentar a segurança nas escolas ?
Em minha opnião, medidas de segurança como detectores de metáis são fundamentais. Escolas de suburbios americanos já possuem esse equipamento, por que o Estado com o segundo maior PIB do nosso país ainda não comprou esses aparatos ?
Fui formado pelo ensino público e depois entrei em contato com escolas particulares.Logo notei a diferença de infraestrutura entre as escolas. O que me chamou a atenção é que as escolas privadas possuem orientadores formados em psicologia. Se as escolas públicas, se a Escola Municipal Tasso de Silveira possuisse esse tipo de profissional talvez o massacre poderia ter sido evitado, pois um psicologo teria detectado os problemas de Wellington. Mas não vou me basear em impoteses, essa é outra medida que precisa ser tomada já.
Outra medida simples adotada pelo Canadá seria o treinamento dos alunos para esse tipo de situação, lá em caso de tiroteios os estudantes matem a calma e usam suas mesas para bloquear as portas deixando o criminoso isolado nos corredores e sem alvos.
São várias as medidas a serem tomadas, o Estado deve aumentar a segurança nas escolas, afinal, está escrito no ECA; Artigo 7.
Comentários do corretor
Cuidado com o uso indevido da Primeira Pessoa
Ortografia
Uso da Vírgula
Acentuação
Você soube apresentar ideias sobre a problemática do tema proposto. Porém, fuja do senso comum; atente-se às regras de acentuação, ortografia e uso da vírgula.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |