A segurança e a integração da comunidade com a escola - Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 06/05/2011

Status:

Corrigida
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A insegurança não é uma novidade nas escolas brasileiras. Na grande maioria das escolas é bastante fácil uma pessoa qualquer entrar sem ser identificada e revistada. Até mesmo alunos portando armas entram nas escolas sem qualquer constrangimento. Como aumentar a segurança das escolas sem ao mesmo tempo privar a integração da comunidade com o processo educacional?

Fechar ainda mais as escolas com policiais nos parece, à primeira vista, a melhor opção. No entanto, o constrangimento de uma revista ou abordagem policial pode dificultar a integração da comunidade com o processo educacional.

Uma atitude simples das escolas pode ajudar e muito a diminuir essa insegurança. O cadastramento dos internos e a identificação de quem entra nas escolas faz com que todos sejam identificados mais facilmente, assim, a integração da comunidade ao processo educacional não fica comprometida. Por exemplo, a mãe de um aluno pode ter acesso facilitado se a identificação for feita rapidamente. Caso seja uma pessoa desconhecida da escola haverá a necessidade de uma revista, mas totalmente justificada pela circunstância.

Quanto ao porte de armas pelos alunos, pode ser feita uma revista surpresa em plena sala de aula. Mas tal revista deve ser feita uma vez por semana para que o constrangimento seja menor para os alunos. Os detectores de metais são melhores do que as revistas, mas diante da situação financeira das escolas públicas acabam se tornando inviáveis.

Assim, podemos concluir que a insegurança nas escolas é um tema bastante polêmico por envolver um cerceamento da integração da comunidade com o processo educacional. A revista mesmo sendo uma opção invasiva da privacidade é um instrumento, que usado com moderação e necessidade, pode ajudar no aumento da segurança nas escolas. Enfim, o equilíbrio entre segurança e bom senso é uma ótima saída para a solução da insegurança das escolas brasileiras.

Comentários do corretor


Evite repetir palavras num mesmo parágrafo

 

Você possui boas ideias e conseguiu mobilizar argumentos plausíveis para sustentá-las. Procure apenas extrapolar senso comum, explorando ao máximo o tema proposto. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente