Campo Grande, 05 de Maio de 2011.
Caro Diretor da Escola Municipal Vestibular,
A violência escolar é hoje um assunto que alcançou um patamar indesejável, portanto, não se pode deixar de explanar sua inibição. Muitos atos e argumentos são propostos para realização de um projeto de resolução da violência estudantil. Estas opiniões são discutidas em todas as partes, principalmente sobre a segurança dos alunos.
Assim como colocar a polícia municipal durante os três turnos de ensino, controlando o acesso de pessoas de fora do âmbito escolar, como instalar detectores de metal nos portões de acesso e grade nas janelas, dentre outras situações mais rústicas possíveis. Afinal, as crianças precisam de um aprendizado em ambiente tranqüilo com ar familiar, onde possam estudar e aprender com saúde psicológica e interesse nos estudos ou uma associação a vida em um presídio, onde criminosos e opositores a lei, cumprem sua readequação a sociedade?
Especialistas opõem-se a estas restrições árduas. Como declara o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Antônio de Lisboa Vale: “Não consigo enxergar que se combata a violência trancando ainda mais as escolas.”
Diretor, os professores não possuem qualificação para lidar com a violência escolar, são preparados para o ensino pedagógico, porém nada impede que possam aprender, que psicólogos façam acompanhamento diuturnamente das crianças e adolescentes, para que possam agir com prevenção e não com combate. Entretanto as instituições de ensino podem demonstrar e lutar para que o Estado e o querido Fernando Haddad, entendam que destinar mais recursos para educação não é gasto, é investimento.
Atenciosamente,
Um aluno indignado e confiante de um futuro melhor.
Comentários do corretor
Período confuso
Faltou uma vírgula
Você soube desenvolver seu projeto de texto adequando-se às características do gênero e abordando o recorte temático. No entanto, evite períodos longos que podem ser tornar confusos. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |