A INSEGURANÇA ATÉ NO APRENDIZADO - Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 03/05/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos dias, após a maior tragédia ocorrida em uma escola Pública no Brasil, vem à tona a questão da segurança, principalmente referente à fácil entrada de pessoas alheias ao ambiente escolar. Como tornar uma escola realmente segura em meio a tanta violência predominante nos dias atuais?

   Será que ao invés de se investir em melhorias na educação, como especialização dos professores, livros, materiais didáticos, serão realmente necessárias forças policiais constantes nas escolas para garantir a integridade física dos alunos? Já existe em quase todo o Brasil modalidade de policiamento escolar, porém, devido ao aumento da criminalidade, torna-se insuficiente  uma vez que o déficit de policiais e viaturas é enorme.

Muitos defendem a instalação de detector de metais como forma de inibir a entrada de armas de fogo e armas brancas nas escolas, no entanto, sabemos que o alto custo dos equipamentos já é um empecilho para o governo devido às milhares de escolas públicas existentes no Brasil. O fato é que deve haver uma integração  comunidade, escola e governo. Não basta o aluno ir à escola por obrigação. Ele tem de sentir necessidade da busca por conhecimento e educação, incentivados pela comunidade- família-, pela dinâmica da própria escola e valorizados pelo governo. Uma das formas de valorizar o aluno é colocá-lo em um ambiente seguro longe das drogas, uns dos principais geradores da violência.

       As muitas discussões acerca da segurança nas escolas não chegaram a um consenso. São muitos os pontos incoerentes a serem debatidos pelos governantes, dirigentes de escolas, presidentes de ONGs, pais, secretaria de segurança, enfim, o único objetivo visado e primordial é priorizar a segurança não só no interior das escolas como nas adjacências.     

Muitos são os casos noticiados de tráficos de entorpecentes em portas de escolas, não só públicas, mas  também em muitas universidades renomadas. Não adianta tergiversação por parte do governo. O uso e tráfico de drogas   principalmente nas escolas     é um problema que tem que ter um direcionamento mais afinco no combate, pois a venda de drogas gerencia a compra de armas que está cada vez mais acessível, fato esse confirmado nos noticiários: “armas de fogo são aprendidas no interior de escola", ou quando não   " aluno dispara arma e atinge colega da classe".

Comentários do corretor


Essa palavra não traduz a ideia pretendida.

Sequência de frases desarticuladas.

Faltou uma vírgula

Uso inapropriado do sistema de pontuação.

Faltou uma preposição

Período muito longo.

Faltou um conectivo.

Plural

Você apresentou ideias sobre o tema proposto, porém procure organizar seu projeto de texto. Evite períodos longos; atente-se às regras de uso dos sinais de pontuação. Procure ser claro e objetivo ao apresentar suas ideias e, na conclusão, ao invés de apresentar ideias novas, conclua seu pensamento. Continue lendo e produzindo!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente