A definição das diferenças entre os corpos feminino e masculino se dá em grande parte devido aos hormônios produzidos em cada corpo, segundo a necessidade biológica de cada ser. Porém conhecendo a diversidade de corpos não se pode definir um corpo feminino como base para todos os outros e desconsiderar que existem alterações hormonais que podem ocorrer com qualquer pessoa. Alterações nos níveis hormonais podem acarretar uma série de problemas (Vírgula) mas não somente de saúde, podendo gerar conflitos e dúvidas sobre a sexualidade do indivíduo. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Um fator muito decisivo sobre a participação de um competidor em esportes olímpicos são os seus níveis hormonais, criado para impedir que participantes utilizem qualquer tipo de dopping para que seu desempenho seja superior ao dos demais participantes. Muitos ainda acabam utilizando propositalmente de diversos tipos de drogas para levar vantagem na competição, visto que é cientificamente comprovado a melhora no desempenho quando se utiliza estimulantes hormonais. Mas quando essa alteração não for por meio de dopagem ainda assim não é permitido sua participação na competição. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Casos como da competidora sul-africana Caster Semenya repercutiu mundialmente, a mesma possui níveis acima do normal de testosterona. Segundo a World Athletics isso traria uma vantagem para a competidora, e para que participasse das competições teve que fazer uso de medicamentos para que diminuissem os níveis do hormônio em seu corpo a níveis considerados aceitos para o corpo de uma mulher nas competições. (Abordagem superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) O fato da competidora possuir uma condição fisíca diferente das demais participantes não poderia ter servido de critério para a não participação nas competições. A comissão olímpica (Muito bem. Apresentou o agente) deveria junto com os demais compedidores verificar que como não foi uma dopagem proposital para melhorar seus desempenhos, ela deveria competir como qualquer outra mulher. Não é escolha do indíviduo possuir uma alteração em seus hormônio (Vírgula) mas é dever das competições repararem as desvantagens. Algo que poderia amenizar os impactos das possíveis vantagens que ela teria seriam selecionar competidoras que também possuíssem níveis elevados de testosterona. Realizarem competições equivalentes ao preparo físico de cada atleta também faria com que realizassem uma competição justa e igualitária.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |