O lugar da mulher em meio a sociedade - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 10/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde os primórdios (Evite clichês) a figura da mulher é associada ao mundo doméstico, no qual ela fica responsável pela educação dos filhos e pela dinâmica da casa. Felizmente, ao longo da história houve mulheres que romperam com este estereótipo e buscavam se mobilizar contra essa realidade. Mesmo com todo este movimento a mulher ainda tem encontrado dificuldades para se afirmar na sociedade como mulher, devido a questões de ordem cultural e estrutural. (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar a afirmação da mulher tem se deparado com diversos desafios, dentre eles a ideia construída sobre seu papel. Essa construção segue toda uma ideologia patriarcal que sempre subestimou a capacidade do sexo feminino, a exemplo, (Sem vírgula) do ocorrido com a atleta sul-africana, que teve seu desempenho atrelado a um hormônio (Melhore a apresentação dessa discussão). A questão mostra-se paradoxa, (Sem vírgula) quando procura igualar a atleta a outros corredores masculinos, devido à produção hormonal e não a sua capacidade e habilidade como atleta. Logo, é possível perceber como o aspecto cultural pode tensionar o lugar da mulher na sociedade a partir de um vies patriarcal. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a conjuntura atual oferece muitos obstáculos para garantir a inserção da mulher nos segmentos existentes. Nesse parâmetro, nota-se uma baixa representatividade da figura feminina em locais de deliberação, como no meio político e nas corporações, os quais são majoritariamente ocupados por homens. Desse modo, observa-se a concentração das decisões em mãos masculinas e, consequentemente, o detrimento do protagonismo da mulher. Portanto, a falta de acesso a instâncias de deliberações pode prejudicar a ascensão feminina. (Cuidado. Houve uma abordagem tangencial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, para que a mulher ocupe o devido espaço em meio a sociedade faz-se necessário ações de conscientização e fomento. Logo, desde a terna idade as crianças devem ser educadas no sentido de que homens e mulheres devem ter as mesmas oportunidades e direitos. Para tanto, o Ministério da Educação (Muito bem. Formulou a tese) deve inserir essa temática na grade curricular das escolas, como um tema transversal. Concomitantemente, o governo federal (Muito bem. Apresentou outro agente) deve fomentar a inserção da mulher em órgãos deliberativos do próprio governo, através de processos seletivos simplificados, com o objetivo de diminuir a diferença entre homens e mulheres no exercício desses cargos, bem como estender essa iniciativa para o setor privado, de maneira que as empresas que igualarem a ocupação das vagas entre homens e mulheres possam ter (A construção ficou confusa) redução de encargos fiscais. (Muito bem. Formulou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200