O esporte é um mecanismo de contribuição a ascensão, mobilidade e inclusão aos cidadãos, construindo valores morais ao indivíduo e à sociedade. Sob essa perspectiva, “Let Her Run” é uma campanha voltada ao fim dos exames abusivos para a determinar se uma mulher é realmente mulher. Nesse sentido, cabe a reflexão dessa problemática motivada pela grande desigualdade e discriminação de gênero (Muito bem. Apresentou a tese) que perdura até os dias de hoje. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale ressaltar que apenas as mulheres são obrigadas a realizar os testes de verificação pela IFFA - Associação Internacional das Federações de Atletismo. Embora, de acordo com o conceito de Isonomia firmado tanto na Constituição federal nacional quanto na internacional seja defendido que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Dessa maneira, fica claro que a desigualdade de gênero persiste há passos largos (Vírgula) haja vista que é sustentada por uma política machista e estrutural. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa descriminação pode afetar a vida profissional e pessoal dessas atletas. Um exemplo disso foi o que aconteceu com a corredora Caster Semenya, que foi banida dos jogos olímpicos após apresentar testosterona além do permitido, visto que suas características eram inatas, sem o uso de substâncias. Ou seja, Semenya, (Sem vírgula) é um exemplo de várias outras atletas que perderam sua participação em grandes jogos por um simples padrão que reforça os estereótipos do sexo feminino. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que a igualdade e a inclusão inerente ao esporte e aos cidadãos se façam presentes como direito. A IAAF deveria (Boa. Apresentou o agente) reformular suas regras já que os parâmetros da testosterona não são amparados pela comunidade científica, abrindo então um espaço para as mulheres que possuem um tipo de testosterona inato e acima do “aceitável”, incentivando a prática do esporte para todos e a não desclassificação automática das mulheres. Dessa forma, a cultura estruturalmente machista seria mais uma vez combatida.
Comentários do corretor
A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais explorada ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte limitado do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |