... - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 02/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme ‘’Menina de ouro’’ conta a história de uma garota que tem um talento nato para boxe, porém, ela encontra dificuldades para achar um treinador que queira treinar mulheres. De maneira análoga ao filme, as mulheres sempre encontraram uma maior dificuldade para serem aceitas no mundo do esporte, isso por serem consideradas como ‘’sexo frágil’’ pela sociedade e tendo seus sonhos cancelados. Sendo assim, as grandes causadoras dessa problemática: a desigualdade de gênero e baixa empatia. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, evidencia-se, (Sem vírgula) que a desigualdade de gênero vem de muito anos, visto que não era nada fácil ser mulher no durante o período colonial, enfrentando preconceito e tabus trazidos pelos colonizadores portugueses, e que acabaram ficando enraizados na população. O caso da atleta Caster Semenya que foi banida de competições no ano de 2019 por apresentar a quantidade de testoterona além do permitido é um exemplo atual de desigualdade de gênero, visto que a produção de hormônios naturais não invalidou nenhuma carreira masculina. Desse modo, excluir atletas femininas tendo como motivo um processo biológico do corpo humano é sinônimo de retrocesso, descartando toda uma luta por espaço no mundo do esporte, além de provar que se está cada vez mais distante de uma igualdade entre homens e mulheres. (Delimite e explore as discussões com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é imperativo pontuar que a baixa empatia também está ligada ao assunto, haja vista que ao determinar o destino de pessoas que terão seus sonhos extintos por terem nascido fora dos padrões impostos por um grupo é algo que pode ser considerado desumano, uma vez que ninguém deveria ter controle sob o anseio de alguém por um motivo na qual a pessoa não tem culpa. Nesse sentido, há (Vírgula) de fato, além de uma baixa empatia, também uma manipulação referente ao destino de alguém, consequentemente, é necessário rever isso. (Reestruture e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam ser tomadas para que mulheres não percam seu lugar em algo que certamente foi difícil de conquista. Posto isso, cabe ao governo federal – Esfera dos Três Poderes – (Muito bem. Apresentou o agente) elaborar uma lei que vá punir instituições, empresas e etc. que impeça não apenas mulheres (Vírgula) mas qualquer pessoas que seja impedida de exercer sua profissão por motivos meramente biológicos. Ademais, é necessário pontuar que as mulheres não precisam provar que são mulheres. Dessa maneira, o que é enfrentado pela personagem de ‘’Menina de Ouro’’, (Sem vírgula) deixe de ser uma realidade na sociedade. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200