O abuso de autoridade no Brasil, (Sem vírgula) está cada vez mais presente, (Melhore a progressão de ideias) o abuso se dá pelo ato de cargos se prevaleceram particularmente,ou de acharem que tem poder ou controle para fazerem o que quiserem. (Apresentação superficial da discussão. Reestruture e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio,o funcionário de cargo público, (Sem vírgula) pode usar de sua função para se beneficiar,deixando de atender as necessidades pública,mas sempre priorizando o seu bem particular. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é o cargo que acha que tem poder e controle maior que os outros, para fazer o que quiser como (Vírgula) por exemplo,um policial que desmaltrata (Reveja a seleção lexical),agride fisicamente e verbalmente uma pessoa que é inocente,para se sentir superior. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente,portanto,que o abuso de autoridade é um ato grave.Por isso,o Ministério da Justiça e Segurança Pública devem (Muito bem. Apresentou o agente) fazer (Vírgula) através de assembléias,reuniões e debates (Melhore a construção dessa ideia),para que sejam criadas leis que punam, (Sem vírgula) esses funcionários que abusam de sua função.Ademais o Ministério da Justiça e Segurança Pública devem usar os mesmos recursos para que esses funcionários ajam de forma correta em seus cargos. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |