Em uma matéria publicada pelo uol mostra um policial militar pisando o pescoço de uma mulher negra de 51 anos, em uma sociedade desigual esse ocorrido viabiliza mais ainda o abuso de autoridade cometidos por pessoas responsáveis pela segurança da civilização (Melhore a progressão da discussão). Dessa forma, em razão da insuficiência legislativa e a má influência midiática (Muito bem. Apresentou a tese), emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é preciso salientar que insuficiência legislativa é uma causa latente do problema. Segundo o filósofo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a má conduta de autoridades públicas, o que contribui para o conhecimento populacional da questão, tornando sua resolução mais dificultada. (Argumento pertinente, no entanto foi pouco explorado)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, outra causa para configuração do problema é a má influência midiática. Casos como a da mulher negra foi pisoteada por policial civil e do desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira flagrado destratando um guarda civil, se tornaram assuntos abafados mídia que tem o dever de tornar públicos situações como essa (Melhore a apresentação dessa discussão), visto que não tem cumprido no papel de informar e de viabilizar essas notícias de formar imparcial. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, um intervenção faz-necessária. Para isso, é preciso que governos estaduais (Vírgula) em parceria com as escolas, (Boa. Apresentou o agente) promovam um espaço para debates no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer em período de contraturno, contando com a presença de professores e pessoas de pessoas que passaram pelo abuso acometido por autoridades. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância da denúncia de atitudes cometidas por autoridades públicas que fogem completamento do senso ético e se tornem cidadãos atuantes na busca das resoluções. A partir dessas informações, poderá se configurar um Brasil melhor. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |