A palavra democracia significa poder na mão do povo. Entretanto, indivíduos utilizam-se de cargos importantes para abusar do poder à (Sem crase) qual o povo lhes atribuiu (Melhore essa construção). Isso, infelizmente, ocorre devido a falta de conhecimento da polulação sobre seus direitos e a passividade do Poder Judiciário. (Muito bem, apresentou a tese. No entanto, sugiro que melhore a contextualização do tema)v
(Boa estratégia coesiva) Em "Cidadãos de Papel", obra do jornalista Gilberto Dimeinstein, o autor expressa a importância de se conhecer os direitos do cidadão. (Melhore o encadeamento das discussões) Isso, a fim de que casos como em que o policial Paulo Servato foi filmado pisando no pescoço de uma senhora de 51 anos sejam evitados. logo, enquanto patentes forem, às vezes, sinônimo de poder abusivo, o conhecimento será o sinônimo de defesa absoluta. (Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Neste viés, é valido salientar a passividade do Poder Judiciário no que se refere à penalidade de indivíduos que utilizam cargos púbicos para se beneficiar. Ratificando-se isso, o desenbargador Eduardo Almeida se recusou a pagar uma multa e chama o guarda de analfabeto (Reelabore essa discussão). Ele foi afastado do cargo, mas continuou recebendo um salario à cima acima de 35 mil reais. Casos como esse indica que o coronelismo tomou outra forma e precisa ser combatido. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, o Governo, por meio do Ministério da Educação, (Boa. Apresentou o agente) deve criar cursos que ensine aos cidadãos os direitos e deveres da Contituição do Brasil. Isso, através da tv aberta e plataformas como Youtuber e Facebook, a fim de que o abuso de autoridade seja contido. Logo, poder-se-ia esperar uma mudança e a democracia estaria sendo ratificada. (A proposta de intervenção precisa estar mais detalhada)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |