Detentores de poder - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 21/09/2020

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal de 1988 tem como princípio fundamental que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes. No entanto tal princípio nem sempre se cumpre, pois em diversas situações, (Sem vírgula) agentes públicos se utilizam de suas posições para cometer abusos de autoridade. Comportamento esse que é reforçado por cúmplices que se submetem ao serem coagidos ou (Vírgula) ainda, porque se também se beneficiam com a situação. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, de acordo com o filósofo francês Michel Foulcault, o poder articula-se em uma linguagem que cria mecanismos de controle e coerção que aumentam a subordinação. É valendo-se dessa teoria que muitas autoridades praticam o abuso de poder, fazendo com que seus subordinados sintam temor diante daquilo que podem perder caso não aceitem suas ordens. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, está previsto no Código Penal brasileiro que constranger alguém mediante violência ou grave ameaça, com o intuito de obter para si ou para outrem, indevida vantagem econômica caracteriza o crime de extorsão (Vírgula) e que se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, aumenta-se a pena. Tem-se na previsão legal o ato de abuso cometido em cumplicidade com aqueles que também irão se beneficiar do abuso de poder cometido por uma autoridade. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Posto isso, é de suma importância que os governos estaduais implementem (Boa. Apresentou o agente) meios de fiscalizar a rotina de seus agentes, com a utilização de câmeras e gravadores. Somente assim será possível conter os abusos causados por esses servidores que passarão a não mais deter todo o poder de agir sem responder pelos seus atos. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas, evitando um recorte limitado do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200