Os recentes acontecimentos envolvendo autoridades públicas que abusam de sua atribuições legais trouxeram novamente à tona a discussão sobre o abuso de poder no Brasil. Sobre o tema, dois pontos parecem prevalecer perante à opinião pública: a impunidade e o corporativismo institucional. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro, no caso do desembargador filmado tentando intimidar guardas municipais que o advertiam acerca da obrigatoriedade do uso de máscara em via pública, chama a atenção a punição ínfima imposta pelo Conselho Nacional de Justiça, que primeiramente se dá pelo afastamento remunerado do servidor e pode chegar, ao final do processo, à a uma aposentadoria compulsória. Isso mostra que as consequências jurídicas para aqueles que cometem tal ilícito não são, em si, capazes de evitar o problema ou reprimi-lo de forma efetiva. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Segundo, não é raro no Brasil casos em que autoridades protegem colegas ou dificultam investigações (Vírgula) a fim de evitar a punição dos mesmos. Como, por exemplo, a Polícia Militar de São Paulo, que demora para punir o responsável no caso do agente que pisa no pescoço de mulher já imobilizada (uma situação clara de abuso de poder). (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Deve-se, portanto, pensar em leis mais severas que responsabilizem o autor desse tipo de delito e criar órgãos de controle e fiscalização para apurar eventuais desvios de conduta dos agentes públicos do país. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |