No Brasil, uma das situações mais comuns é a coerção dos indivíduos por parte de funcionários públicos, seus amigos e parentes. Recorrendo à sua fé pública, prometendo benefícios ou retaliações, eles usam do seu poder indevidamente para obter benefícios pessoais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O abuso de autoridade já vem sendo praticado desde o início da ocupação portuguesa na América (Melhore a apresentação dessa discussão). Um dos momentos em que ele se tornou mais evidente foi durante o coronelismo, quando os cidadãos eram obrigados pelos coronéis a votar nos candidatos que eles escolhiam. (Reveja como as discussões se relacionam com o tema. Evite tangenciamento)
(Melhore a estratégia coesiva) Hoje, a realidade do abuso de poder está altamente entranhada na mentalidade do brasileiro. Ninguém ousaria confrontar o filho do prefeito ou do juíz, pois sabe que pode sofrer graves retaliações. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Montesquieu propôs que um poder só poderia ser controlado por outro poder, no entanto, na realidade vivida no Brasil, os poderes separados tendem a se unir em esquemas de trocas de favores. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Assim, cabe a sociedade civil se unir para denunciar esses casos em redes de grande alcance, através de vias de abrangência nacional, que vão desde a mídia já existente e de canais, que devem ser criados e mantidos pelo governo federal e pelos governos estaduais (Boa. Apresentou o agente), que recebam denúncias através das redes digitais, cuja administração seja constantemente mudada para evitar esquemas de pagamento de propina. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |