Redação do K.E de Lima - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O abuso de autoridade presente em quase toda história do Brasil, sendo esse um problema jurídico e social (Problemas na construção de sentido). O abuso de autoridade precisa urgentemente ser erradicado, pois além de no âmbito jurídico ser um ato criminoso e que mancha o nome da instituição a qual o portador de certa autoridade pratica o abuso. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No âmbito social o ato de abuso de autoridade gera inúmeros problemas, tais como uma população a polícia ou até mesmo um policial que não cumpre com seu dever , por ter que para isso agir contra um superior hierárquico ou alguém de grau superior nas esferas jurídicas ou governamentais, (Problemas na construção de sentido) além de haver casos onde o abuso ocorre de forma indireta, quando amigos ou parentes destas pessoas com certa autoridade usam o nome destas pessoas ou pedem certos favores e estes aceitam que usem seu nome e ou concedem o favor (Vírgula) destruindo assim a democracia e minando a autonomia das autoridades de menor escala. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Uma medida já adotada é a lei de abuso de autoridade sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, porém essa lei é usada na maioria das vezes em casos que ganham alguma repercussão e para que ela seja melhor aplicada,  (Melhore o encadeamento textual) algumas medidas precisam ser implementadas como a aplicação de penas mais severas, além de criação de comissões internas permanentes em toas  todas as esferas dos poderes e a criação de um portal utilizados por todos eles onde qualquer pessoa que se sinta abusada possa gerar uma denúncia que seja de acesso público no portal e que o processo dessa denúncia seja também de domínio público para que assim toda a população tenha como fiscalizar (Melhore a construção dessa ideia). Outro ponto que deve se adotar são denúncias anônimas e geradas por terceiros, tendo em mente que em muitos casos o abusado tem medo de represálias como no caso de moradores de periferias e funcionários públicos por diferentes motivos. Por esses motivos a adoção dessas medidas trará autonomia necessária e assim haverá democracia. ​​​​​​​(Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Reestruture, delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200