O abuso de autoridade presente em quase toda história do Brasil, sendo esse um problema jurídico e social (Problemas na construção de sentido). O abuso de autoridade precisa urgentemente ser erradicado, pois além de no âmbito jurídico ser um ato criminoso e que mancha o nome da instituição a qual o portador de certa autoridade pratica o abuso. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) No âmbito social o ato de abuso de autoridade gera inúmeros problemas, tais como uma população a polícia ou até mesmo um policial que não cumpre com seu dever , por ter que para isso agir contra um superior hierárquico ou alguém de grau superior nas esferas jurídicas ou governamentais, (Problemas na construção de sentido) além de haver casos onde o abuso ocorre de forma indireta, quando amigos ou parentes destas pessoas com certa autoridade usam o nome destas pessoas ou pedem certos favores e estes aceitam que usem seu nome e ou concedem o favor (Vírgula) destruindo assim a democracia e minando a autonomia das autoridades de menor escala. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma medida já adotada é a lei de abuso de autoridade sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, porém essa lei é usada na maioria das vezes em casos que ganham alguma repercussão e para que ela seja melhor aplicada, (Melhore o encadeamento textual) algumas medidas precisam ser implementadas como a aplicação de penas mais severas, além de criação de comissões internas permanentes em toas todas as esferas dos poderes e a criação de um portal utilizados por todos eles onde qualquer pessoa que se sinta abusada possa gerar uma denúncia que seja de acesso público no portal e que o processo dessa denúncia seja também de domínio público para que assim toda a população tenha como fiscalizar (Melhore a construção dessa ideia). Outro ponto que deve se adotar são denúncias anônimas e geradas por terceiros, tendo em mente que em muitos casos o abusado tem medo de represálias como no caso de moradores de periferias e funcionários públicos por diferentes motivos. Por esses motivos a adoção dessas medidas trará autonomia necessária e assim haverá democracia. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture, delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |