Em maio deste ano, a morte do jogador de futebol americano, George Floyd, desencadeou uma série de protestos contra o racismo no mundo inteiro. Além de pedirem por respeito, os manifestantes queriam, principalmente, o fim da violência policial contra a população negra. (Melhore a progressão da discussão) Nesse contexto, é notório observar que o abuso de autoridade tem ganhado cada vez mais força, inclusive no Brasil. Diante disso, cabe avaliar os fatores que corroboram para a problemática em questão. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, é importante destacar que no mundo inteiro os casos de abuso de autoridade vem aumentando e se tornando cada vez mais comuns na sociedade contemporânea, principalmente com a facilidade de registro desses atos (Reestruture essa ideia). Por conseguinte, as imagens e vídeos rapidamente circulam nas redes sociais provocando ondas de indignação na sociedade. Prova disso, (Sem vírgula) são as hastags criadas, principalmente no Twitter, para chamar a atenção das autoridades para o que está acontecendo. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperioso ressaltar que no Brasil o abuso de autoridade não é novidade. Isso, porque (Vírgula) durante a Ditadura Militar, iniciada em 1964, explanou a face mais tirana dos governantes quando o então presidente, Costa e Silva, instaurou o ato constitucional 5 (Reestruture essa discussão). Diante disso, fica claro que na mais recente democracia do mundo o abuso de autoridade é uma consequência passada que vem se intensificando nos dias atuais. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Ao observar os fatores abordados em discursão (Problemas na construção de sentido) é evidente a necessidade de políticas públicas que possam mitigar atos como esses. Para isso, urge que o governo federal- responsável pelos interesses nacionais- (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) adote medidas básicas constitucionais, por meio da elaboração de leis e uma fiscalização séria, capazes de atenuar e garantir o direito civil de cada um como cidadão, independente de cargo politico. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, elas precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |