BLM - Banco de redações


Abuso de autoridade no Brasil

Enviada em: 20/09/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em maio deste ano, a morte do jogador de futebol americano, George Floyd, desencadeou uma série de protestos contra o racismo no mundo inteiro. Além de pedirem por respeito, os manifestantes queriam, principalmente, o fim da violência policial contra a população negra. (Melhore a progressão da discussão) Nesse contexto, é notório observar que o abuso de autoridade tem ganhado cada vez mais força, inclusive no Brasil. Diante disso, cabe avaliar os fatores que corroboram para a problemática em questão. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, é importante destacar que no mundo inteiro os casos de abuso de autoridade vem aumentando e se tornando cada vez mais comuns na sociedade contemporânea, principalmente com a facilidade de registro desses atos (Reestruture essa ideia). Por conseguinte, as imagens e vídeos rapidamente circulam nas redes sociais provocando ondas de indignação na sociedade. Prova disso, (Sem vírgula) são as hastags criadas, principalmente no Twitter, para chamar a atenção das autoridades para o que está acontecendo. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperioso ressaltar que no Brasil o abuso de autoridade não é novidade. Isso, porque (Vírgula) durante a Ditadura Militar, iniciada em 1964, explanou a face mais tirana dos governantes quando o então presidente, Costa e Silva, instaurou o ato constitucional 5 (Reestruture essa discussão). Diante disso, fica claro que na mais recente democracia do mundo o abuso de autoridade é uma consequência passada que vem se intensificando nos dias atuais. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Ao observar os fatores abordados em discursão (Problemas na construção de sentido) é evidente a necessidade de políticas públicas que possam mitigar atos como esses. Para isso, urge que o governo federal- responsável pelos interesses nacionais- (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) adote medidas básicas constitucionais, por meio da elaboração de leis e uma fiscalização séria, capazes de atenuar e garantir o direito civil de cada um como cidadão, independente de cargo politico. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, elas precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200