O abuso de autoridade está fortemente presente na sociedade atual, tendo em maior quantidade ou menor, tal ato é repudiado pela grande parte da população, mas assustadoramente é aceito e cometido por exceções (Problemas na construção de sentido), que passam impunes sem punições (Pleonasmo), o que não ocorre com a vítima, pois esta recebe não só agressões verbais que podem danificar seu perfil profissional por meio da hierarquia da empresa ou instituição, mas também problemas psicológicos que irão agravar em sequelas futuras. Para entender esse crime é necessário compreender como ele ganhou forças e onde está o seu meio de maior propagação. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro, é certo dizer que com o avanço do capitalismo a obtenção de lucros e a busca pelo dinheiro se tornou algo comum no dia a dia das pessoas, pequenas e grandes empresas se ergueram junto com a criação de cargos e serviços. Infelizmente (Vírgula) junto com tal crescimento econômico, tais lucros e ganhos monetários tiveram um significado maléfico nas camadas mais pobres da sociedade onde o abuso é claramente mais usado, em empresas com funcionários em cargos mais baixos, ou até mesmo fora do ambiente profissional (Reformule essa discussão). O status social é atualmente relacionado ao quanto essa pessoa é bem sucedida monetariamente, sendo assim usam e abusam deste status para humilhar e comandar aqueles inferiores a ela. Uma frase que explica este abuso é a de Maquiavel: "Dê poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é". (Melhore a apresentação das discussões. Evite uma argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Segundo, é necessário afirmar que muitas ocorrências não têm suas devidas medidas administrativas, como ocorreu com o caso do desembargador, onde, de acordo com o site "UOL" (Vírgula) mesmo com o afastamento do desembargador feito pelo Conselho Nacional de Justiça o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) continuará recebendo o salário do cargo. Diferente (Vírgula) mas similar com este caso, ocorreu também nos E.U.A (Vírgula) onde um policial matou um negro em uma abordagem asfixiando-se nos joelhos. O policial foi afastado e responderá judicialmente pelo seu ato, (Melhore a progressão de ideias) assim um movimento aconteceu em protesto a atitude do policial, chamado de "Black lives matter". (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Em finalização, é importante uma conscientização por meio de protestos e campanhas contra o abuso de autoridade, com histórias de acontecimentos das vítimas e a exposição dos criminosos ao meio público, em outra parte, é correto a punição por meio de órgãos judiciais e empresariais a indenizar, afastar e até em casos mais graves a prisão aos agressores, por meio da Constituição federal, amenizando ou obliterando totalmente as ocorrências do ato. (Não apresentou a proposta de interveção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |