A Declaração Universal dos Direitos Humanos (Vírgula) de 1948,defende a manutenção do respeito entre povos de uma mesma nação.No entanto na verocidade latino-americana, (Sem vírgula) observa-se justamente ao contrário, (Sem vírgula) quanto a questão do abuso de poder das autoridades.É um desafio que envolve não só a insuficiência estatal,mas também a alienação social. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente,de acordo com a teoria de poder do filósofo Foucault,todas as relações humanas são relações de poder, já que envolvem elementos de domínio e disputa.Com isso,o impasse sobre o abuso de autoridade, (Sem vírgula) é constantemente ignorado,agravando assim para o descumprimento de leis,que garantem uma segurança de qualidade a qualquer brasileiro (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão).Esse abuso de poder viola, (Sem vírgula) não só o direito à segurança,mas também os direitos básicos ao respeito e dignidade. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva)Ademais, é imperativo ressaltar que esse abuso de poder é um problema com raízes históricas,que ainda persistem até os dias atuais.Desde a ditadura no país,militares usavam sua influência no poder para coagir e manipular a população.Devido a essas amarras,ao longo dos anos, houve uma falta de engajamento social,já que os indivíduos não se manifestam diante do abuso, (Sem vírgula) por se sentirem amedrontados, (Sem vírgula) pelo poder exercido pelas autoridades. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva)Portanto, é mister que o governo federal (órgão responsável pelo bem estar social), juntamente com o Ministério da Segurança Pública, (Muito bem. Apresenta e faz o detalhamento do agente) criem novas medidas para fiscalização das atividades e comportamento das autoridades, para que as mesmas não façam má mau uso do poder que lhes é concedido,assim tbm como um maior engajamento social.Isso pode ser feito com estados e prefeituras,visando atingir todas as regiões e garantir uma segurança de qualidade,com isso é possível amenizar este revés. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |