No século XXI, diversos temas frequentes na política tem sido expostas pela máquina midiática no Brasil (Ponto final) Não menos importante, uma delas é o abuso de autoridade. Entretanto, ao evidenciar esse cenário, é preciso aferir algumas manifestações que a caracteriza, como o excesso de poder e o desvio de finalidade de seus representantes (Boa. Formulou a tese). Por fim, cabe também considerar a atuação do próprio aparato estatal no combate da problemática.
(Boa estratégia coesiva) A priori, pode-se afirmar que o exercício da administração pública para ferir a dignidade humana de outrem incorpora a pauta em questão. Assim, esses agentes cometem atos de cunho autocrático sustentados pela sua posição na ordem social, e muitas vezes até preconceituosos como é o caso dos excesso de autoridade policial perante à população negra (Melhore a apresentação dessa discussão). Em paralelo, o evento polêmico da deputada Marielle Franco retrata tal realidade, visto que seu homicídio por milicianos para ''queima de arquivo'' denuncia essa postura arbitrária no Brasil (Reveja se a discussão se relaciona, de fato, com o tema). Desse modo, torna-se imprescindível uma manuntenção nos valores comportamentais dos que regem a democracia brasileira sob pena de desl.egitimar deslegitimar o princípio isonômico da Constiuição Cidadã, a qual proíbe que tal dignidade sofra abuso de poder. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o desvio de finalidade dos representantes políticos ainda marca esse quadro desafiador. Lamentavelmente, a maioria deles utiliza-se de sua posição para obter determinadas vantagens seja para realização pessoal, seja para impor sua ideologia. Esta pode ser esclarecida com o exemplo do governo Jânio Quadros (Vírgula) em 1961.Com um mandato moralista, censurou uso de biquíni na praia, jogos de galinha e até o carnaval de rua sem consultar o povo. Logo o episódio revela uma circunstância que foge do ideal de uma política para o bem comum, já que se conduz de pensamentos individuais. Portanto, tangenciando o intuito democrático de respeitar o povo e governar para todos, conforme defende o presidente Luís Inácio Lula da Silva. (Reestruture as discussões apresentadas. Desenvolva de acordo com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, no Brasil, o abuso de autoridade marca o seu cotidiano até então. Para mudar esse panorama, o Governo Federal, juntamente com o Ministério Público, deve implementar o projeto ''Erros de Conduta'' destinado aos agentes públicos das esferas políticas do país (Boa. Apresentou o agente). Esse sarau acontecerá mensalmente nos centros administrativos federais. Através de palestras e apresentação de documentários, o objetivo é sensibilizar esses sujeitos como forma de coibir que futuramente cometam excesso de autoridade. Além do mais, com uma formação política durante o mandato, o ideal democrático será atingido com mais vigor. Feito isso, a premissa de Rosseau ''a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos'' será efetivada por meio da superação do tema.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |