O abuso de poder consiste em um indivíduo com uma profissão que lhe proporciona autoridade aproveitar de seu trabalho (A construção ficou confusa. Reformule-a), um tanto vantajoso, para satisfazer suas vontades. De maneira, (Sem vírgula) que esse fato traz consequências péssimas para o corpo social. Dentre as quais pode-se destacar: O o abuso de poder para praticar o preconceito (Boa. Apresentou a tese). Com isso convém analisarmos como esse ato afeta negativamente a sociedade. (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Do mesmo modo, o abuso de poder quando manifestado para realizar o preconceito é mais revoltante (Melhore a apresentação dessa discussão). Isso porque esses indivíduos no exercício de suas autoridades devem passar bom exemplo à população. Portanto, para validar esse fato pode-se tomar como base um recente acontecimento nos Estados Unidos, que gerou revolta nas pessoas. Um homem negro foi morto asfixiado por um policial branco sem nenhum motivo admissível. Esse ocorrido desencadeou diversas manifestações ao redor do mundo e é um exemplo claro de abuso de poder para exercer o preconceito, nessa caso racial. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e desenvolvidas com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é cabível citar que essa problemática é crime, ambas as partes (Construção confusa. Reformule-a). Descrita no artigo 20º da lei número 7716/89, diz que praticar qualquer tipo de preconceito racial é crime. E o artigo 3º e 4º da lei número 4898/65 caracteriza o abuso de poder um crime. Sendo assim, é errado praticar o preconceito juntamente com o abuso de poder. (Reveja como as discussões apresentadas nesse parágrafo se relacionam com o tema. Cuidado com o tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o abuso de poder para praticar o preconceito é revoltante (Vírgula) pois afeta negativamente a população e é crime. Por isso, para combater tal fato, é preciso que o Ministério de Saúde, (Sem vírgula) crie um centro de autoajuda que irá proporcionar conversas saudáveis com um psicólogo sobre como criar limites próprios para não ser prejudicado tanto na vida social como no trabalho. (Melhore o encadeamento das ideias) E divulgá-lo por meios de comunicação como rede sociais e sites de entretenimento, a fim de conscientizar esses indivíduos a praticarem seus trabalhos de maneira correta sem reprimir nem uma nenhuma pessoa.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |